João Pessoa recua mais uma vez e segue vacinando pessoas a partir de 12 anos com comorbidades

Por Vale do Piancó -PB em 17/09/2021 às 20:01:03
Secretário de Saúde chegou a garantir que a vacinação de adolescentes sem comorbidades seria iniciada neste sábado (18) em João Pessoa. Vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa

Alexandre Frazão/TV Cabo Branco

A Prefeitura de João Pessoa recuou mais uma vez de vacinar adolescentes a partir de 12 anos sem comorbidades e anunciou que, neste sábado,vai vacinar contra a Covid-19 neste sábado (18), com primeira dose, as pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades e adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades ou deficiência permanente. Será vacinado também com a dose de reforço os idosos com 78 anos ou mais.

Mais cedo, pela manhã, o secretário de Saúde, Fábio Rocha, havia garantido em entrevista que esse público seria iniciado durante o fim de semana, à revelia da nova recomendação do Ministério da Saúde, mas recuou uma vez mais por causa de recomendação do Ministério Público Federal. É a segunda vez que isso acontece em dois fins de semana consecutivos.

Segunda dose

Com relação à segunda dose de vacina, a Prefeitura vai aplicá-la neste sábado (18) en pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac há 28 dias e da AstraZeneca e Pfizer há 90 dias. A vacinação ocorrerá em 17 postos espalhados pela cidade. Nos ginásios, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h. Já nos postos do tipo drive-thru, o horário será estendido até 15h.

Deficiência

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Esse grupo inclui pessoas com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo, com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos ou com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Documentação exigida

A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de laudo médico que indique a deficiência, cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica caso apresente informação falsa.

Para os adolescentes com comorbidades, será preciso levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidas.

As grávidas e puérperas precisam da cópia de laudo ou declaração médica que comprove a sua condição e a prescrição do médico de que pode tomar a vacina.

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a segunda dose é necessário apenas o cartão de vacinação e um documento com foto.

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site da Prefeitura destinado a esse fim. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado.

Os idosos acamados não precisam ligar para fazer o agendamento. As equipes da SMS entrarão em contato com as famílias pelo telefone cadastrado para marcar o melhor horário para fazer a aplicação da terceira dose.

Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento pode tirar dúvidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 98600-4815 (8h às 17h).

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa neste sábado (18)

Primeira dose

Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente a partir de 12 anos

Ginásios (8h às 12h)

Escola Dom Helder Câmara (Valentina)

Ivan Cantisani (Tambiá)

Drive-thru (8h às 15h)

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

Pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades

Ginásios (8h às 12h)

Clube Cabo Branco (Miramar)

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Drive-thru (8h às 15h)

UFPB, acesso HU (Castelo Branco)

Segunda dose

AstraZeneca (para quem tomou a 1ª dose há 90 dias)

Ginásio (8h às 12h)

Fiep (Trincheiras)

CoronaVac (para quem tomou a 1ª dose há 28 dias)

Ginásios (8h às 12h)

Lyceu Paraibano (Centro)

Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Escola Violeta Formiga (Mandacaru)

Drive-thru (8h às 15h)

Shopping Mangabeira (também pedestres)

Pfizer (para quem tomou a 1ª dose há 90 dias)

Ginásio (8h às 12h)

Escola Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)

Dose de reforço (para quem tomou a 2ª dose há 180 dias)

Idosos a partir de 78 anos

Ginásios (8h às 12h)

Escola Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)

Escola Raimundo Nonato Batista (Gramame)

IFPB (Jaguaribe)

Escola Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

Drive-thru (8h às 15h)

Unipê (Água Fria)

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba

Fonte:

Comentários

Anuncie Aqui