Pollyanna Dutra levanta o alerta para o esgotamento profissional decorrente da pandemia

Projeto de Lei da parlamentar institui a Semana Estadual de Combate e Conscientização à Síndrome de Burnout

Por Vale do Piancó -PB em 10/11/2021 às 17:32:36
Foto: Nyll Pereira/ALPB

Foto: Nyll Pereira/ALPB

A deputada Pollyanna Dutra levantou o alerta para as síndromes potencializadas pela pandemia, a exemplo da Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional. Para debater o tema e potencializar a importância de não negligenciar esses problemas, a parlamentar propôs o Projeto de Lei nº 960/2019, que institui a Semana Estadual de Combate e Conscientização à Síndrome de Burnout. A matéria foi aprovada por unanimidade durante a 47ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta quarta-feira (10).


Conforme a deputada Pollyanna Dutra, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a doença, segundo a International Stress Management Association do Brasim (Isma). "Podemos dizer que, de fato, a pandemia potencializou a exaustão profissional, sobretudo junto às mulheres. Nós assumimos inúmeras funções e trabalhamos mais do que nunca, da hora que acordamos à hora que vamos dormir, tudo isso associado à rotina familiar, que também exige muito de nós. Acreditamos ser imprescindível colocar esse debate em pauta, bem como pensar em formas de tratar uma população que sairá disso tudo extremamente sobrecarregada", destacou a parlamentar.


De acordo com o PL 960/2021, da deputada Pollyanna Dutra, fica instituída no âmbito do Estado a Semana Estadual de Combate e Conscientização à Síndrome de Burnout, a ser celebrada anualmente na semana em que constar o dia 16 de outubro. Por meio da Lei, se determina que o poder público e a sociedade civil poderão promover debates e eventos, a fim de estimular a conscientização, prevenção, controle e orientação acerca da síndrome, estabelecendo um marco para abordagem da doença e divulgando as políticas públicas desenvolvidas para o enfrentamento da enfermidade.


Agora, após aprovada, a matéria seguirá para sanção por parte do governador João Azevêdo.


ASSESSORIA

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui