Escola ocupada por moradores da comunidade Dubai ser√° usada para o Enem, em Jo√£o Pessoa

Por Vale do Piancó -PB em 25/11/2021 às 17:28:47
Mais de 300 pessoas que foram desabrigadas em uma opera√ß√£o est√£o no CPDAC, no Valentina, usando as dependências do colégio que, mesmo assim, receber√° candidatos do Enem neste domingo (28). Moradores desabrigados na comunidade Dubai, em Jo√£o Pessoa, no colégio CPDAC

Reprodução/TV Cabo Branco

O Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), em Jo√£o Pessoa, que é um dos locais que est√° abrigando os moradores retirados da comunidade Dubai, vai receber neste domingo (28) candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As provas v√£o acontecer mesmo com mais de 300 pessoas alojadas na unidade, após a desocupa√ß√£o que aconteceu na ter√ßa-feira (23).

Durante o período de realiza√ß√£o das provas, as famílias devem ficar apenas na √°rea do gin√°sio do CPDAC, conforme as informa√ß√Ķes da Secretaria de Estado da Educa√ß√£o e da Ciência e Tecnologia da Paraíba .

LEIA TAMBÉM:

Famílias retiradas da Dubai, em Jo√£o Pessoa, relatam aglomera√ß√£o e falta de assistência

Defensoria Pública da PB n√£o foi notificada sobre desocupa√ß√£o, contrariando normas que impedem o despejo de pessoas em vulnerabilidade na pandemia

A secretaria informou que no s√°bado (27) a escola passa a estar sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que faz a organiza√ß√£o dos espa√ßos para o exame.

Conforme apura√ß√£o do g1, que esteve no CPDAC nesta quinta-feira (25), as famílias est√£o alojadas no gin√°sio, porém circulam e usam dependências do centro como bebedouros. Além disso, atividades como testagem para a Covid-19, cadastramento das famílias para recebeu o auxílio aluguel e atividades de capacita√ß√£o do Sine-JP acontecem nas salas centro.

As famílias relatam aglomera√ß√£o e falta de assistência. Abrigadas no gin√°sio, queixas sobre a falta de espa√ßo foram feitas e muitas se submetem a deslocar seus colch√Ķes para o estacionamento do Centro, onde dormiram. Além disso, os banheiros s√£o poucos para o contingente de pessoas abrigadas e alguns estavam sem √°gua.

Também nesta quinta, um jovem de 22 anos da comunidade Dubai que estava abrigado no centro foi levado para a UPA Célio Pires de S√°, no Valentina, em Jo√£o Pessoa, depois de ser positivado para a Covid-19. Esse é pelo menos o terceiro caso da doen√ßa entre moradores que foram desabrigados nesta ter√ßa-feira (23).

Os próprios moradores est√£o também organizando a ocupa√ß√£o nas escolas. Segundo relatos, algumas pessoas da comunidade n√£o tiveram tempo de coletar suas coisas durante a opera√ß√£o, saindo apenas com a roupa do corpo. O alimento fornecido para as crian√ßas nos locais usados como abrigo pela prefeitura foi leite e eles precisam de mantimentos como frutas, verduras, sabonete, escova de dente, pasta de dente e cal√ßados.

A Secretaria de Educa√ß√£o da capital informou, ainda, que nesta quarta-feira (24), representantes da SEECT-PB, da Polícia Militar e das famílias alojadas no CPDAC participaram de uma reuni√£o. O encontro procurou buscar solu√ß√Ķes de assistência aos moradores após a desocupa√ß√£o da comunidade Dubai aconteceu na tarde desta quinta-feira (24).

A reuni√£o definiu a logística no dia das provas, que deve contar com apoio da Polícia Militar, com o efetivo aumentado para o Centro no dia da prova.

Para o trato da saúde, diante das possibilidades dos casos de Covid-19 se agravarem por causa do alojamento prec√°rio, a chefe de imuniza√ß√£o da SMS, Aline Grisi, garantiu dar continuidade às testagens e às aplica√ß√Ķes de vacinas, com o intuito de regularizar o calend√°rio vacinal dos moradores.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte:

Coment√°rios