Retrospectiva 2021: as frases que marcaram o ano na Paraíba

Por Vale do Piancó -PB em 22/12/2021 às 11:50:17
O g1 reuniu 10 frases ditas em solo paraibano ou relativa ao estado, e que marcaram o ano de 2021. Frases polêmicas ou emocionantes ditas por ministros de estado, celebridades, entre outros. Retrospectiva 2021: As frases que marcaram o ano na Paraíba

Arte/g1

O ano de 2021 foi muito movimentado na Paraíba. A vitória de Juliette no BBB21; o caso do DJ Ivis, flagrado agredindo a ex-mulher e que gerou declarações apontadas como xenofóbicas por Antônia Fontenelle; o paraibano Marcelo Queiroga, que assumiu como ministro da Saúde e deu declarações polêmicas em visitas ao estado; e também exemplos de superação, como o mais novo doutor da UFPB e do aluno paraibano nota mil na redação do Enem. Confira as frases que marcaram o ano no estado na Retrospectiva 2021.

Veja 100 frases que marcaram 2021

Francisco Mateus tirou nota mil no Enem 2020

Arte/g1 PB

O estudante Francisco Mateus Alexandre de Lima tem 18 anos. Sertanejo de Cajazeiras, distante 485 km de João Pessoa, ele obteve nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Ele lembra que o seu primeiro contato com uma redação “foi chocante”, como ele próprio define, pois ela só veio acontecer pela primeira vez, quando o paraibano cursava o 1º ano do ensino médio.

Lucas Carvalho se tornou doutor aos 24 anos, sendo o mais novo a conseguir o título acadêmico pela UFPB

Arte/g1 PB

Quatro anos e meio para uma graduação em medicina veterinária, no campus de Areia, na UFPB, 12 meses para concluir o mestrado e 25 meses para concluir o doutorado. Lucas Carvalho tem apenas 24 anos e, ainda jovem, é o estudante mais novo a se tornar doutor na Universidade Federal da Paraíba. Estudante também de escola pública durante infância e adolescência, foram nessas instituições que ele encontrou a base de tudo.

Milton Ribeiro visitou a Paraíba e falou sobre os cortes na Educação

Arte/g1 PB

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve na Paraíba em abril e declarou que o governo precisou escolher entre o investimento em pesquisa ou colocar comida na mesa de brasileiros, para justificar a redução de recursos da pasta que comanda. Uma semana antes, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o Orçamento de 2021 com cortes de quase R$ 30 bilhões. O Ministério da Educação foi o segundo mais atingido, com uma redução de quase R$ 4 bilhões, mesmo com desafio para a volta às aulas presenciais.

Juliette Freire venceu o BBB21 e falou sobre retrospectiva na casa e planos para o pós-reality

Arte/g1 PB

Depois de 100 dias intensos dentro da casa do Big Brother Brasil 2021, a campeã Juliette Freire viveu um turbilhão de emoções desde que deixou o programa. Em uma de suas primeiras entrevistas ao vivo após o fim da edição, ela falou sobre o desejo de voltar à sua cidade, Campina Grande, e se reconectar consigo mesma.

Felipe Nunes é pai de Gael, criança que supostamente foi morta pela mãe em São Paulo

Arte/g1 PB

"Ele dizendo "papai, eu te amo" vai ficar sempre na minha memória”, disse Felipe Nunes, pai do menino Gael de Freitas Nunes. O garoto tinha 3 anos e morreu no dia 10 de maio, após ter sido encontrado com ferimentos no apartamento onde morava com a mãe, a tia-avó e a irmã adolescente, na Bela Vista, região central de São Paulo. A mãe de Gael foi presa e indiciada pela polícia por suspeita de matar o filho. O último encontro entre Felipe Nunes e o filho aconteceu um dia antes da morte.

Marcelo Queiroga visitou a Paraíba e falou sobre a suposta interferência no Ministério da Saúde

Arte/g1 PB

Em junho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que "nenhum parlamentar tem interferência" na sua pasta ao ser questionado se o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), exerce alguma influência no ministério. Em depoimento à CPI da Covid no Senado, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou que Barros é o deputado ao qual o presidente Jair Bolsonaro teria se referido ao tomar conhecimento das suspeitas de corrupção no contrato de compra da vacina indiana Covaxin - o presidente admitiu ter recebido o deputado, mas disse que não se falou em corrupção no encontro.

Antônia Fontenelle foi acusada de xenofobia ao criticar o DJ Ivis, que foi flagrado agredindo a ex-mulher

Arte/g1 PB

A atriz e youtuber Antônia Fontenelle foi criticada por comentários xenofóbicos sobre DJ Ivis, que aparece em vídeos batendo na ex-mulher, Pamella Holanda. Ao se posicionar contra as agressões, Fontenelle disse: "Esses 'paraíbas' fazem um pouquinho de sucesso e acham que podem tudo. Amanhã vou contatar as autoridades do Ceará para entender porque esse cretino não foi preso." Após as críticas, ela voltou a falar sobre o assunto e disse que "paraíba" é uma expressão. O caso aconteceu em julho e, em setembro, ela foi indiciada pela Polícia Civil pelo crime de preconceito.

Bento Albuquerque esteve na Paraíba e deu declarações sobre a possibilidade de racionamento de energia para evitar apagões

Arte/g1 PB

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse, em setembro, que “não há nenhum plano de racionamento" de energia para o Brasil. A declaração foi dada durante um evento em João Pessoa, onde ele também reforçou que acredita que a reimplantação do sistema de horário de verão, que não é renovado desde 2019, não era necessário para o país.

Marcelo Queiroga voltou a polemizar ao dizer, na Paraíba, que planejava desobrigar o uso de máscaras até o Natal

Arte/g1 PB

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em novembro que iria trabalhar para ter um "Natal sem máscara", se referindo aos itens de prevenção ao contágio pela Covid-19. Para ele, dispensar o uso do equipamento de proteção individual pode ser possível devido ao avanço da vacinação no país. No entanto, o ministro não detalhou se a pretensão do governo federal é desobrigar o uso de máscaras nem deu detalhes de como a medida deve acontecer na prática.

Elba Ramalho comemorou o fato do forró se tornar patrimônio imaterial brasileiro

Arte/g1 PB

Em dezembro, o forró se tornou patrimônio imaterial brasileiro, declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mas, segundo Elba Ramalho, "não é só a identidade cultural, vai muito mais além". A cantora paraibana afirma que o título é importante porque "o gosto popular precisa ser respeitado" e as novas gerações precisam conhecer como tudo começou.

Vídeos mais assistidos da Paraíba

Fonte:

Comentários

Anuncie Aqui