Pollyanna Dutra comemora isenção total de ICMS e regulamentação do Selo Arte para produtores de queijos artesanais da PB

Em solenidade, o governador João Azevêdo assinou decretos com as medidas. Conquistas foram intermediadas pela parlamentar

Por Vale do Piancó -PB em 29/12/2021 às 23:17:49

Após meses de luta, a deputada Pollyanna Dutra comemorou a assinatura do decreto que isentou completamente o ICMS de toda a cadeia de produção de queijos artesanais no estado da Paraíba. A medida foi assinada pelo governador João Azevêdo durante solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (29), no Palácio da Redenção. Na oportunidade, o governador também atendeu a outro pleito do setor: assinou a regulamentação da lei nº 11.346, que trata sobre a produção e comercialização dos queijos e manteigas artesanais produzidos no estado da Paraíba. A partir de agora, produtores de todo o estado poderão ampliar a comercialização para todas as localidades, dentro e fora do país.


As medidas efetivadas nesta quarta-feira pelo governador tiveram o intermédio da deputada Pollyanna Dutra para serem alcançadas e visam apoiar os produtores de queijos artesanais, garantindo a comercialização em supermercados pequenos, médios e grandes e, consequentemente, proporcionar o aumento da produção, promovendo geração de emprego e renda no setor. "Essas ações irão impulsionar a competitividade no nosso mercado, criando mais um ambiente de negócio favorável, alcançando todas as regiões do estado e garantindo melhores condições de vida para as pessoas. Essa é uma das diversas políticas públicas que temos implantado para fomentar o segmento", frisou o governador João Azevêdo.


A deputada estadual Pollyanna Dutra, por sua vez, destacou o caminho percorrido ao lado dos produtores para alcançar essa conquista, por meio do diálogo e da identificação de lacunas que impediam a competitividade do setor. "Andamos muito por essa Paraíba dialogando e priorizamos essa demanda como uma necessidade latente do setor agropecuário do nosso estado. Era impossível competir com grandes conglomerados industriais e, em nosso estado, nosso povo não tinha acesso ao que é produzido aqui nos supermercados devido à alta carga tributária", comentou.


Pollyanna Dutra evidenciou a pujança do segmento no estado e a abrangência dos decretos assinados. Conforme Dutra, a medida chegará a diversas regiões do estado. "Apenas em Pombal são produzidos 80 mil litros de leite por dia, um total de 2.400.000 litros de leite por mês. Se acrescentarmos as cidades do seu entorno, como São Bentinho, Cajazeirinhas, Condado, Vista Serrana e São Domingos, chegamos a 120 mil litros de leite por dia, o que coloca o Sertão como a maior bacia leiteira da Paraíba. Além do Sertão, também temos uma grande produção no Cariri, somos o maior produtor de leite de cabra do Brasil e da América e estas medidas representam justiça social, pois reduzem as desigualdades. A produção do queijo está acima do valor econômico, é uma tradição que passa de pai para filho", destacou.


A parlamentar ainda agradeceu aos secretários Bruno Frade, Marialvo Laureano, Gilmar Martins, Bivar Dutra e todos os secretários de governo que abriram as portas do diálogo para construir essa conquista. "Agradecemos ao governador por esse dia histórico que traz dignidade, orgulho e a possibilidade para as pessoas se fixarem no interior, para as pessoas se desenvolverem, pois, como diria meu conterrâneo Celso Furtado: "só há verdadeiro desenvolvimento quando o homem se desenvolve" e é isso que esse governo tem feito. Gratidão!", finalizou.

Comunicar erro

Comentários