Pollyanna Dutra destaca importância da campanha "Janeiro Branco"

Iniciativa levanta o alerta para a saúde mental; Projetos da parlamentar auxiliam os paraibanos quanto à questão

Por Vale do Piancó -PB em 06/01/2022 às 08:21:45
Divulgação

Divulgação

Somente no Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão e outras 20 milhões possuem sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o objetivo de voltar o olhar para essa questão, o primeiro mês do ano é dedicado a uma campanha que tem como foco as doenças da mente: o "Janeiro Branco". A campanha visa levantar o alerta para a necessidade do cuidado consigo mesmo, começando pelo cultivo de uma mente sã para, então, ter um corpo são.


Na Paraíba, para auxiliar a população quanto a essa questão, a deputada Pollyanna Dutra possui diversos projetos que têm como foco os cuidados com a mente, um alerta feito desde o início do seu mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, mas potencializado nesse período de pandemia. Um dos projetos aprovados por unanimidade recentemente e que podem ser destacados é o Projeto de Lei nº 960/2019, que institui a Semana Estadual de Combate e Conscientização à Síndrome de Burnout na PB. A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma realidade que afeta 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo a International Stress Management Association do Brasim (Isma). Conforme a deputada, isso tem ocasionado uma sobrecarga na mente dos profissionais, desencadeando diversas outras doenças.


"Podemos dizer que, de fato, a pandemia potencializou a exaustão profissional, sobretudo junto às mulheres. Nós assumimos inúmeras funções e trabalhamos mais do que nunca, da hora que acordamos à hora que vamos dormir, tudo isso associado à rotina familiar, que também exige muito de nós. Acreditamos ser imprescindível colocar esse debate em pauta, bem como pensar em formas de tratar uma população que sairá disso tudo extremamente sobrecarregada, ainda mais do que já estava, em diversos aspectos, principalmente psicológicos", destacou a parlamentar.


Outro projeto destacado pela parlamentar com foco no apoio psicológico da população no período pós-pandemia é o Requerimento nº 8245/2020, por meio do qual propôs a criação de Centrais de Atendimento e Suporte Psicológico para as pessoas que entraram em isolamento e suporte por meio de campanhas de acolhimento. "Ainda sugerimos, por meio do Requerimento nº 9212/2020, a implantação de teleatendimento psicossocial às famílias de vítimas da Covid-19", acrescentou a parlamentar. "Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais porque é necessário cuidar da população após todas essas dificuldades que estamos passando", complementou.


Para conhecer mais projetos da parlamentar voltados à questão, acesse www.al.pg.leg.br.

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui