Inscrições em vagas para cursos gratuitos de idiomas começam neste sábado (22), em João Pessoa

Por Vale do Piancó -PB em 22/01/2022 às 08:04:22
Interessados podem se inscrever, a partir das 8h, por meio de formulário disponível na internet. Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa

Diego Valadares/Divulgação

Começam neste sábado (22) as inscrições para 600 vagas nos cursos gratuitos de inglês, espanhol, francês, alemão e Libras, ofertados pelo Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa (Celest-JP). Os interessados podem se inscrever, a partir das 8h, por meio de formulário disponível na internet.

Formulário de inscrições

Manual de inscrições

Podem se inscrever alunos e professores da rede municipal, servidores da prefeitura e ainda o público em geral (pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído ou estejam cursando ao menos o 6º ano do ensino fundamental II). A prefeitura preparou um manual com orientações sobre as inscrições e também as matrículas.

A previsão é que as aulas comecem no dia 14 de fevereiro, de maneira presencial, híbrida ou somente pela internet, apenas um dia na semana.

Professores da rede municipal

Os educadores que atuam na rede municipal de João Pessoa devem comprovar o vínculo por meio da cópia do contracheque ou declaração do setor em que trabalham assinada e carimbada pelo chefe imediato, além da seguinte documentação:

CPF;

RG (certidão de nascimento ou certidão de casamento);

Comprovante de residência;

Uma foto 3x4.

As vagas disponibilizadas para esse público são para os cursos de inglês, espanhol, francês, Libras e alemão em nível inicial.

Servidores do município

Os demais servidores da prefeitura de João Pessoa que queiram participar da seleção devem comprovar o vínculo por meio da cópia do contracheque ou declaração do setor assinada e carimbada pelo chefe imediato. O candidato deve ter concluído ou estar cursando ao menos o 6 º ano do ensino fundamental II.

Para esse grupo, serão disponibilizadas vagas nos cursos de inglês, espanhol, francês, Libras e alemão em nível inicial.

Público em geral

Esta categoria é destinada para pessoas a partir dos 18 anos e que tenham concluído ou estejam cursando ao menos o 6 º ano do ensino fundamental II.

As vagas oferecidas são para os cursos espanhol, francês, inglês, Libras e alemão, todos em níveis iniciais, com exceção daqueles alunos que já tenham conhecimento do idioma, que devem se inscrever para a prova de nivelamento.

Regra geral

Após fazer a inscrição, o candidato vai receber um e-mail de confirmação. Mas, a classificação depende da ordem em que o candidato se inscreveu. Caso seja classificado dentro das vagas ofertadas, o candidato receberá um novo e-mail de convocação que o habilita a realizar a matrícula.

A matrícula deve ser efetuada de forma presencial, de acordo com a lista de classificação que será divulgada entre os dias 26 e 28 de janeiro.

Nivelamento

A prova de nivelamento é destinada aos candidatos que possuam algum conhecimento em língua estrangeira e pretendam ingressar, de imediato, em um novo nível. O candidato deve ter concluído ou estar cursando ao menos o 6 º ano do ensino fundamental II.

Para esta categoria as inscrições também acontecem de forma virtual, mas só na próxima terça-feira (25).

Alunos da Rede Municipal

As matrículas acontecem nos dias 3 e 4 de fevereiro, de forma presencial, na sede do Celest, localizada na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº 1840, no bairro Expedicionários.

Podem se matricular alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental II, regularmente matriculados na rede municipal do ensino de João Pessoa. Para eles, há vagas disponíveis nos cursos de inglês, espanhol ou francês.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte:

Comentários

Anuncie Aqui