Cuidando de quem cuida: SENAI PB promove a inclusão de mães de pessoas com deficiência

Por Vale do Piancó -PB em 17/05/2022 às 23:59:35

Com o nascimento da terceira filha, Júlia precisou reorganizar a sua rotina, e as atividades que fazia fora de casa precisaram ser encerradas. Mical nasceu com Síndrome de Down e a mãe da menina passou a viver uma nova experiência. A necessidade de dar mais atenção à filha exigiu dela um replanejamento de vida.

“Me emocionei com o nascimento da minha terceira filha, seria uma nova experiência materna. Decidi não trabalhar fora de casa e meu esposo me presenteou com uma máquina de costura doméstica, fiquei muito feliz, então sem poder pagar um curso de costureira, assisti vídeos para aprender, e comecei a costurar pequenas peças em casa mesmo”, comentou.

Mas, em novembro do ano passado, Júlia passou no prédio onde funciona a secretaria de Assistência Social, na cidade de Catolé do Rocha, onde mora, e ficou sabendo que o SENAI estava oferecendo um curso de Costureiro Industrial do Vestuário (tecido plano) e decidiu se inscrever.

“Descobri por acaso que o SENAI estava com inscrições abertas para um curso aqui em Catolé do Rocha, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, fiz meu cadastro, fui selecionada na segunda turma e passei a enxergar oportunidade onde eu não via. Como já tinha uma máquina em casa, comecei a trabalhar sem precisar deixar minhas filhas sozinhas”, disse Júlia.

O objetivo dela é estruturar um ateliê para trabalhar com facção que consiste na compra de peças de roupas de uma marca, que são comercializadas praticamente prontas; no ateliê, ela precisaria apenas finalizar a costura. “Meu sonho é montar meu próprio ateliê”, disse entusiasmada.

Com o apoio do SENAI, que ofereceu capacitação, a jovem mãe está tendo a oportunidade de ter uma renda, trabalhando em casa, e junto da filha Mical. O curso de Costureiro Industrial do Vestuário (tecido plano) foi oferecido através do Programa Emprega Mais. As aulas, que tiveram início em fevereiro, finalizaram na última sexta-feira, dia 13 de maio.

A instrutora do curso, Joana Darc Oliveira comentou que Júlia se destacou na turma, formada por 16 alunos, e se alegra em vê-la trabalhando sem necessitar abrir mão dos cuidados com a filha. “Júlia sempre foi uma aluna muito focada, participativa, curiosa, criativa e disposta a inovar. Perceber que ela está conciliando a rotina profissional com os cuidados com as filhas, nos deixa feliz, porque estamos cumprindo um papel social primordial, que é dar oportunidades a mães com filhos especiais”, ressaltou a instrutora.

O Emprega Mais é uma iniciativa voltada a promover qualificação e inserção profissional. O programa busca alinhar as necessidades das empresas por profissionais qualificados com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra para jovens e trabalhadores em geral.

Fonte: https://www.reporterpb.com.br

Tags:   Geral
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui