Assembleia aprova projeto de proteção ao meio ambiente com políticas de sustentabilidade e energias renováveis

O objetivo é o de minimizar o despejo de lixo reciclável no meio ambiente

Por Vale do Piancó -PB em 18/05/2022 às 12:09:42
Divulgação

Divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o projeto que institui a Política Pública Paraíba Lixo Zero, Arquitetura Sustentável e Energia Renovável, cujo objetivo é o de minimizar o despejo de lixo reciclável no meio ambiente. Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (17), a Casa de Epitácio Pessoa prestou ainda uma homenagem ao deputado Genival Matias, falecido em 2020.

O Projeto de Lei 3.481/2022, de autoria do presidente da ALPB, Adriano Galdino, busca fortalecer as medidas de proteção e promoção do meio ambiente, através de mecanismos de marketing e de conscientização do cidadão para a separação adequada de seus resíduos, de forma a permitir a sua reutilização e reciclagem e a busca por parcerias junto à iniciativa privada para a aquisição e instalação dos pontos de coleta seletiva de lixo – os Ecopontos.

O deputado Adriano Galdino ressalta que a Constituição Federal, em seu art. 225, reconhece o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, que é considerado bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. "Este é um direito coletivo e a sua preservação não é atribuição apenas do Estado, mas também de toda a sociedade", enfatizou.

O plenário da Casa de Epitácio Pessoa aprovou também o texto proposto pela deputada Rafaela Camaraense instituindo o mês "Abril Laranja", em alusão à prevenção da crueldade contra os animais.

De acordo com o PL 3.720, durante o "Abril Laranja" poderão ser desenvolvidas ações com o intuito de alertar e promover debates sobre o tema; estabelecer regras para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos. "A cor laranja foi escolhida pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA). É um mês para as pessoas refletirem sobre a situação degradante em que muitos animais são submetidos, muitas vezes, por toda a vida, sofrendo tortura, abuso e exploração", justificou a parlamentar.

Homenagem

Os deputados aprovaram por unanimidade a homenagem ao deputado Genival Matias, que faleceu o ano de 2020. O deputado Júnior Araújo apresentou o PL 3.684/2022 denominando de Rodovia Genival Matias de Oliveira Filho a rodovia PB-176, que liga os municípios de Soledade e Gurjão. Empresário do ramo da mineração e da construção civil, o deputado Genival Matias foi vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba.

"Trata-se de uma forma de honrar a memória e os inúmeros trabalhos prestados pelo saudoso Genival Matias ao desenvolvimento do nosso estado", justificou Júnior Araújo. "Foi um dos maiores deputados, um dos maiores políticos e foi um grande defensor desta Casa", completou o deputado Tião Gomes, vice-presidente da Assembleia.

Genival Matias faleceu no dia 19 de julho de 2020, em Pernambuco, após sofrer um mal súbito enquanto pilotava uma moto aquática, na praia de Serrambi.

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui