Ações credenciam Paraíba para desenvolver projeto piloto do Inca no Nordeste no Programa de Controle do Tabagismo

Por Vale do Piancó -PB em 27/06/2022 às 19:59:30

A Paraíba é o único estado do Nordeste participante do projeto piloto do Instituto Nacional do Câncer (Inca), responsável pela articulação e promoção de ações da Política Nacional de Controle do Tabaco (PNCT). Nesta segunda-feira (27), pela manhã e à tarde, a visita da equipe técnica do Instituto começou na Secretaria de Estado da Saúde (SES), onde foi recebida pela secretária Renata Nóbrega. 
 
A Paraíba é o quarto estado a ser visitado. O projeto piloto também está sendo desenvolvido nas outras quatro regiões brasileiras, representadas pelos estados do Tocantins (Norte), Goiás (Centro Oeste), Rio de Janeiro (Sudeste) e Paraná (Sul).
 
Segundo a chefa substituta da Divisão de Controle de Tabaco do Inca, Vera Borges, a escolha da Paraíba para representar o Nordeste se deve ao trabalho já desenvolvido no estado. “Aqui na Paraíba tem um trabalho bastante consistente, sem interrupções. Outro ponto extremamente importante é a parceria entre a SES e o Comitê de Combate ao Tabagismo”, justificou. 
 
O trabalho ao qual a técnica do Inca se refere é coordenado pelo Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANT) da SES. “Fazem parte das ações de controle e combate ao tabagismo, o tratamento do fumante; prevenção e promoção à saúde, para a população em geral e escolares, dentro das escolas”, explicou a coordenadora do Núcleo, Gerlane Carvalho. 
 
A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, agradeceu a equipe pela escolha da Paraíba para realizar o projeto piloto. “Ficamos muito felizes pela escolha do nosso estado que, apesar de ser um dos mais pobres do Nordeste, tem uma grande riqueza no cuidado com as pessoas e o Governo do Estado vem demonstrando isso neste trabalho coletivo com as prefeituras”, declarou.
 
O projeto piloto vai completar dois anos em outubro e está baseado em três eixos: político, técnico e financeiro. Tem como objetivo aprimorar a rede do Programa Nacional de Controle do Tabaco nos Estados e no Distrito Federal, fortalecendo recomendações baseadas em evidências sobre as políticas de controle do tabaco, por meio da promoção de ações para sustentabilidade.  
 
Na programação da visita técnica, estão previstas reuniões com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PB); com o Comitê de Tabagismo, da Associação Médica da Paraíba; com varejistas de bares, restaurantes, pousadas e hotéis e com profissionais de saúde, do Programa de Tratamento, de João Pessoa e Campina Grande.

Fonte: https://www.reporterpb.com.br

Tags:   Geral
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui