Lagoa Grande registra tremor de terra de magnitude 2.5 na Escala Richter

Em caso de novos tremores de terra, a Defesa Civil de Petrolina orienta que as pessoas que estiverem dentro de casa mantenham a calma e procurem um local seguro

Por Vale do Piancó -PB em 25/07/2022 às 08:38:19
Divulgação

Divulgação

Lagoa Grande registrou nessa quinta-feira, 21, um tremor de terra associado a um forte estrondo, que foi sentido até por moradores de Cristália, na zona rural de Petrolina.

A Defesa Civil de Petrolina entrou em contato com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que analisou os dados da Estação Sismográfica e verificou que o tremor atingiu uma magnitude de 2.5 na Escala Richter.

De acordo com o portal G1, o professor titular do Departamento de Geofísica e coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Anderson Farias, disse que esses tremores não são raros no Nordeste porque, apesar de o Brasil estar dentro de uma placa tectônica, existem falhas geológicas que são ativas.

"Não é raro que aqui no Nordeste, de vez em quando, a gente escute, sinta, eventos sísmicos de magnitude. São falhas geológicas que estão sendo reativadas e a gente não tem como prever a magnitude, a localização, nem o tamanho que esses eventos estão sendo provocados no interior da terra", explicou.

Em caso de novos tremores de terra, a Defesa Civil de Petrolina orienta que as pessoas que estiverem dentro de casa mantenham a calma e procurem um local seguro. Também devem evitar ficar perto de janelas e espelhos, móveis altos e fogo. Quem estiver na rua, deve ficar em local aberto, longe de prédios, cabos de energia e árvores. Evitar correr em local com muita gente e, caso esteja dirigindo, parar no acostamento.

Fonte: Por Djacyr Pereira

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui