ParaĂ­ba lança campanha estadual de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil

O evento realizado em João Pessoa foi a primeira de trĂȘs agendas da caravana intersetorial, que tambĂ©m tem o objetivo de mobilizar a sociedade paraibana sobre prevenção da gravidez na adolescĂȘncia

Por Vale do Piancó -PB em 15/05/2024 às 18:55:37

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria intersetorial com as Secretarias Estaduais de Educação, Desenvolvimento Humano, Mulher e Diversidade Humana, Cultura, Juventude Esporte e Lazer, realizou, nesta quarta-feira (15), o lançamento da Campanha Estadual em alusão ao Maio Laranja, mĂȘs de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A agenda, que aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, marca o início das atividades da Caravana Intersetorial que percorrerĂĄ as trĂȘs macrorregiões de saúde ofertando atendimento e serviços ao público infantojuvenil na Paraíba.


De acordo com a secretĂĄria executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, o evento é importante para manter a sociedade civil organizada ciente da Rede de Apoio colaborativa existente no Estado e que garante a proteção, o acolhimento e qualidade de vida de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

"Nós entendemos que é preciso ter uma rede bem estruturada para lidarmos com esse problema, que é não só da Paraíba, mas um mal que atinge o mundo todo. Por isso, estamos trabalhando incessantemente para ampliarmos nossos serviços, como o acompanhamento junto aos Cras e Creas; com as nossas equipes multiprofissionais que estão na Atenção PrimĂĄria, e com o Ambulatório de Atendimento às Vítimas de ViolĂȘncia e Acidentes (Amviva), que hĂĄ 15 anos realiza o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violĂȘncia, no Hospital Arlinda Marques.

O evento realizado em João Pessoa foi a primeira de trĂȘs agendas da caravana intersetorial, que também tem o objetivo de mobilizar a sociedade paraibana sobre prevenção da gravidez na adolescĂȘncia. A iniciativa vai percorrer as demais regiões de saúde, com o intuito de incentivar os municípios e intensificar as ações locais voltadas à realidade das crianças e adolescentes.


Para a diretora do Sistema Único de AssistĂȘncia Social (SUAS) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Francisca Vieira, a parceria entre as secretarias é fundamental para que seja fortalecido o movimento de luta e combate não apenas contra o abuso sexual, mas todas as violĂȘncias que atingem crianças e adolescentes. "Não podemos, de forma alguma, aceitar que esses crimes sejam naturalizados. Por isso a importância da parceria entre as secretarias estaduais, para que juntas possam promover a segurança e a garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. O Governo Paraíba estĂĄ comprometido em elaborar e fomentar ações que fortaleçam a prevenção e punição desses crimes", frisou.

Além de João Pessoa, receberão a Caravana as cidades de Campina Grande, no dia 23 de maio; e Patos, no dia 28.


Maio Laranja - Instituída por meio da Lei NÂș 14.432, de 3 de agosto de 2022, a campanha estabelece que durante o mĂȘs de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infantojuvenil brasileira. O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, pois na mesma data, em 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES).


Comunicar erro

ComentĂĄrios

Anuncie Aqui