ALPB concede cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa ao médico Jhony Bezerra

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (15), para outorga do "Título de Cidadão Paraibano", da "Medalha Epitácio Pessoa" e do "Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas" ao médico Jhony Bezerra, atual secretário estadual da Saúde, "pelos relevantes serviços prestados ao estado e ao povo paraibano".

Por Vale do Piancó -PB em 16/05/2024 às 00:05:08

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (15), para outorga do "Título de Cidadão Paraibano", da "Medalha Epitácio Pessoa" e do "Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas" ao médico Jhony Bezerra, atual secretário estadual da Saúde, "pelos relevantes serviços prestados ao estado e ao povo paraibano". O evento, proposto pelos deputados Chió e Chico Mendes, aconteceu no Plenário "Deputado José Mariz" e reuniu gestores públicos, autoridades civis e militares, parlamentares, parentes e amigos do homenageado.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, disse as homenagens a Jhony Bezerra representam "o reconhecimento do seu trabalho, da sua luta, para cada vez mais fazer uma saúde pública melhor e mais justa para todos”. “Então, eu estou aqui com esse propósito e estamos aqui reconhecendo o grande trabalho do nosso secretário Jhony, através da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba", disse.

O deputado Chió, coautor das homenagens, declarou que Jhony Bezerra merece todo o reconhecimento da "Casa Epitácio Pessoa", lembrando que "desde a pandemia, ele se destacou como um dos coordenadores da Ala Covid, no Hospital de Trauma, em Campina Grande”. “Depois, virou diretor do Trauma, secretário-executivo e hoje comanda a pasta da Saúde, que é a mais operosa do governo de João Azevedo, com programas como o Opera Paraíba, como o Coração Paraibano. A saúde da Paraíba está em boas mãos, o governador João Azevedo tem muito orgulho do secretário que tem e a gente aqui na Assembleia não podia deixar de honrar e também homenagear esse Cearense, que radicou-se aqui em Campina Grande e que tem feito muito por nós, paraibanas e paraibanas", acrescentou.

O deputado Chico Mendes, que divide com Chió a autoria das homenagens, realçou que a Paraíba teve a felicidade de adotar um cidadão do interior cearense, que hoje "faz um trabalho que realmente revoluciona o jeito de fazer saúde pública”. “Essas honrarias que estão sendo entregues hoje ao novo Cidadão Paraibano são mais que justas, porque o que o doutor Jhony Bezerra apresenta para os paraibanos é uma revolução da nossa saúde pública, feita com o dinheiro público do governo do estado da Paraíba em parcerias, muitas vezes, com o governo federal, mas com competência, com a capacidade de quem pensa, planeja e executa na prática. E a gente observa que tem dado certo", disse.

O deputado Raniery Paulino, que representou a Câmara Federal, destacou o trabalho extraordinário que Jhony Bezerra tem realizado. "Ele já está com o seu coração em Campina Grande há muitos anos. E a Assembleia da Paraíba traz esse reconhecimento do seu serviço prestado, com muito relevo ao estado da Paraíba. Ele tem sido um grande secretário para a minha região, o Brejo, especialmente a minha cidade: Guarabira. O novo hospital Antônio Paulino Filho está recebendo investimentos de mais de R$ 38 milhões. É um novo hospital. O secretário Johnny tem tido uma atenção toda especial com a nossa região. Venho aqui em nome de tantos paraibanos brejeiros também, para enaltecer, para reconhecer esse trabalho", declarou.

O deputado Tovar Correia Lima fez questão de comparecer ao evento para prestigiar o amigo Jhony Bezerra. “Eu o conheço faz muito tempo, desde quando estudava Medicina em Campina Grande. Independente de posições políticas, onde nós estamos hoje. Eu quando conheci Johnny nem era deputado estadual, nem ele era sequer formado em Medicina. Hoje é médico, secretário estadual de Saúde, desempenha um papel importante na nossa sociedade e é homenageado aqui na Assembleia Legislativa. São três honrarias, das quais eu participei da votação. Fico feliz por esta sessão ser tão prestigiada, bonita, grandiosa, e que marcará a história, não só da Assembleia, como também do homenageado", asseverou.

O secretário Jhony Bezerra disse estar feliz, honrado e lisonjeado pelas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa. "É um dia de muita alegria para nós, que chegamos aqui há mais de 20 anos no Estado da Paraíba, ainda jovem, menino, para estudar aqui, mais precisamente em Campina Grande e ter contribuído ao longo desse tempo com a saúde do Estado da Paraíba. E agora, no cargo de secretário, poder estar contribuindo ainda mais com as políticas de saúde pública do nosso Estado. Então, hoje é um dia de muita alegria e eu posso dizer que o meu coração é paraibano", finalizou.

Também prestigiaram o evento os deputados Wilson Filho, Danielle do Vale, Francisca Mota, João Gonçalves e Lucinha Lima; o vereador Léo Bezerra, vice-prefeito de João Pessoa, representando o prefeito Cícero Lucena; o vereador Marmuth Cavalcanti, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; a vereadora Valéria Aragão, representando a Câmara Municipal de Campina Grande; a jornalista Lídia Moura, secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana; e a enfermeira Renata Nóbrega, secretária executiva de Saúde da Paraíba.

PERFIL DO HOMENAGEADO

Jhony Weslley Bezerra Costa é natural da cidade de Brejo Santo, no Ceará. É médico, pós-graduado em Saúde da Família pela UNASUS/UFPE e pós-graduado em Endoscopia Digestiva pelo Imersão Goiânia/GO. Também possui MBA em Gestão em Saúde, pela USP, e concluiu a residência em Cirurgia Geral pela Unifacisa/Trauma-CG. Foi diretor técnico e diretor geral do Hospital de Clínicas de Campina Grande, no período de junho de 2020 a março de 2022, quando foi nomeado ao cargo de Secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde. Em janeiro de 2023, assumiu a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde.

Fonte: www.al.pb.leg.br

Tags:   Foto Manchete
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui