ALPB concede medalha Epitácio Pessoa ao professor Pelágio Nericio Pessoa Filho

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (16), a Medalha Epitácio Pessoa ao professor Pelágio Nericio Pessoa Filho, pelos relevantes serviços prestados ao estado através da Educação.

Por Vale do Piancó -PB em 16/05/2024 às 19:39:52

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (16), a Medalha Epitácio Pessoa ao professor Pelágio Nericio Pessoa Filho, pelos relevantes serviços prestados ao estado através da Educação. A homenagem, proposta pelo deputado Bosco Carneiro, aconteceu no Plenário da Casa Epitácio Pessoa e contou com a presença de professores, alunos, amigos e familiares do homenageado.

Pelágio Nericio é natural de João Pessoa. Iniciou suas atividades docentes no ano de 1974, completando em 2024 são 50 anos de trabalho voltados à educação da Paraíba e estados vizinhos. Para o deputado Bosco Carneiro, a responsabilidade e dedicação do professor com o trabalho o tornam digno e merecedor da maior honraria da Casa Epitácio Pessoa.

"Ele é um orgulho para a Paraíba. Eu tive a oportunidade e a honra de ser seu aluno na década de 80, meus filhos já foram alunos dele, e se Deus quiser meus netos também serão. Então, são várias gerações que Pelágio vem dando essa contribuição, com a formação das pessoas durante todos esses anos. Por toda essa dedicação ele é digno dessa homenagem concedida pela Assembleia Legislativa", ressaltou o parlamentar.

O deputado Jutay Meneses destacou que é de extrema relevância que a ALPB reconheça personalidades que através de seus trabalhos tragam melhoria e qualidade de vida aos paraibanos. "A história do professor Pelágio com a educação é muito presente na vida de muitos paraibanos. Quando se transmite a educação na vida de um aluno, você está transmitindo para uma geração. E, é isso que ele e tantos outros professores fazem", disse o deputado.

Emocionado, o professor Pelágio disse que o reconhecimento que recebe do Poder Legislativo paraibano é fruto de um trabalho em equipe, de pessoas dedicadas que lhe ajudaram a tornar a vida do povo paraibano melhor através da educação.

"Meu sentimento é de muita gratidão, porque são 50 anos que eu tenho dedicados à educação. Receber a mais alta honraria dessa Casa Legislativa me dá muita honra. Eu aproveito para dividir essa homenagem com a classe dos professores, uma categoria que está nas escolas, com coordenadores, diretores, gente que cuida da educação", destacou.

A Medalha Epitácio Pessoa é a maior condecoração da Casa Epitácio Pessoa, destinada para as personalidades, paraibanas ou não, que tenham se distinguindo através de ações reconhecidamente meritórias, na ação pública ou privada, em favor do desenvolvimento do Estado. Desse modo, é concedida em reconhecimento aos que tenham destaque em sua atuação na Paraiba.

Também participaram da sessão o ex-deputado Edmilson Soares; o professor José Hugo; o sargento Gilberto Sombra; o diretor do Colégio Motiva, professor Karamuh Martins; e os alunos do colégio Motiva, Arthur Honorato e Clara Carneiro.

SOBRE O HOMENAGEADO:

O professor Pelágio Nericio Pessoa Filho Nasceu em 07 de Novembro de 1956. É casado há 46 anos com Maria Suely de Souza Pessoa, e tem três filhos: Allynson, Allyne e Anderson; e cinco netos Elis, Letícia, Gabriel, Miguel e Weslley.

Seu currículo guarda o ensinamento repassado há várias personalidades paraibanas. Possui Licenciatura em Física pela UFPB e Mestrado em Física pela UFPE. Sua experiência profissional colaciona vários colégios, entre eles o Motiva. Em todas as escolas atuou ou atua como professor do Ensino Médio e do Cursinho pré-vestibular da cadeira de Física. Foi Diretor Administrativo do então cursinho CDF, em João Pessoa. No Colégio PhD atuou também como Coordenador Geral.

No Lyceu Paraibano atuou também como Coordenador do Laboratório de Física. Ministrou Cursos de Física no Colégio Ari de Sá (Fortaleza) em 2002, 2003, 2004 e 2005 para candidatos a cursos da área de saúde. Foi professor de Física das Turmas Especiais do Colégio Geo (Fortaleza) em 1994. Ministrou cursos na Turma Especial ITA-IME do Colégio Ari de Sá (Fortaleza) em 2006.

 

Fonte: www.al.pb.leg.br

Tags:   Destaque
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui