Lula recebe credenciais de oito novos embaixadores em cerimônia no Pal√°cio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nessa quarta-feira (22) as credenciais de oito novos embaixadores no Brasil.

Por Vale do Piancó -PB em 23/05/2024 às 12:58:04

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nessa quarta-feira (22) as credenciais de oito novos embaixadores no Brasil. As cerimônias de entrega dos documentos aconteceram no Palácio do Planalto, em Brasília, com a apresentação do embaixador da Sérvia, Aleksandar RistiÄ?.

Lula recebeu as credenciais de oito novos embaixadores; o documento formaliza a atuação dos representantes diplomáticos no Brasil (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

"Recebi o Embaixador da Sérvia, Aleksandar RistiÄ?, para apresentação de suas cartas credenciais. E de surpresa ele trouxe o sérvio mais brasileiro e famoso do nosso país [o ex-jogador de futebol, Dejan Petkovic, que atuou no Brasil] ", escreveu Lula, em publicação nas redes sociais.

Veja também
Defesa Civil do RS emite alerta para chuvas intensas, ciclone extratropical e granizo nos próximos dias

Também estão habilitados a despachar no país os representantes da Eslováquia, Katarína Tomková; do Timor-Leste, Maria Ã?ngela Carrascalão; de Botsuana, Benetia Chingapane; da Geórgia, Zurab Mchedlishvili; de Ruanda, Lawrence Manzi; e do Benim, Boniface Vignon.

Tradicionalmente, os governos fazem consulta ao país no exterior sobre a indicação de um novo embaixador para atuar em seu território. Na diplomacia, essa consulta é chamada de agrément, que pode ser concedido ou não. O embaixador, então, assume o posto após a entrega de documentos enviados pelo presidente de seu país ao governo do país onde atuará.

A apresentação das cartas credenciais ao presidente da República é uma formalidade que aumenta as prerrogativas de atuação do diplomata no Brasil. Caso a credencial não seja recebida pelo presidente, o embaixador não pode representar seu país em audiências ou solenidades oficiais, por exemplo.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: conceicaoverdade

Tags:   Politica
Comunicar erro

Coment√°rios

Anuncie Aqui