Em parceria com a Abayomi PB, Secretaria de Educação de Pedro Régis promove minicurso sobre "Letramento Racial na Educação"

Em um esforço conjunto para combater o racismo nas escolas, a Secretaria de Educação de Pedro Régis, em parceria com equipe municipal do Programa Alfabetiza Mais Paraíba e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-CNCA realizou nesta sexta-feira (24) minicurso sobre letramento racial, durante o II Ciclo Formativo.

Por Vale do Piancó -PB em 26/05/2024 às 14:45:50
Foto: Leitura Digital Paraíba

Foto: Leitura Digital Paraíba

Em um esforço conjunto para combater o racismo nas escolas, a Secretaria de Educação de Pedro Régis, em parceria com equipe municipal do Programa Alfabetiza Mais Paraíba e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-CNCA realizou nesta sexta-feira (24) minicurso sobre letramento racial, durante o II Ciclo Formativo. O minicurso foi ministrado pela Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, organização que trouxe o debate para o estado, e contou com a participação de professores do ciclo de alfabetização, gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal.

O minicurso teve como objetivo capacitar os educadores para identificar e combater práticas racistas dentro do ambiente escolar. As ativistas da Abayomi PB, a psicóloga Rebeca Gomes, a antropóloga Uliana Gomes e a jornalista Pery Camilo, conduziram as discussões e atividades práticas que enfatizaram a importância do letramento racial como ferramenta fundamental para a promoção de uma educação inclusiva.

A secretária da Educação do município, Érika Galvão, ressaltou a relevância do tema no contexto atual. “Discutir o letramento racial é essencial para formar cidadãos conscientes e críticos. É nosso dever como educadores garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e a um ambiente escolar seguro e acolhedor”, afirmou.

Os participantes do minicurso destacaram a importância de debates como esse para a formação contínua dos professores. “Aprender a identificar e combater o racismo nas escolas é uma tarefa contínua. Eventos como este nos fornecem as ferramentas necessárias para promover a igualdade e o respeito entre todos os alunos”, disse Jane Guedes, do núcleo pedagógico da rede municipal.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Pedro Régis reforça o compromisso com uma educação antirracista, que ao convidar uma organização de renome nacional como a Abayomi PB, prepara os educadores para enfrentar os desafios e construir um futuro mais justo e igualitário para todos.

 

pedroregis.pb.gov.br

Fonte: blogchicosoares

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui