ALPB debate implantação de campus da UFCG no Vale do Piancó

O Vale do Piancó √© a √ļnica região do estado da Para√≠ba que ainda não dispõe de um campus de uma universidade p√ļblica

Por Vale do Piancó -PB em 16/06/2024 às 18:25:05
Divulgação

Divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (14), audi√™ncia pública itinerante com o objetivo de debater a implantação do Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na região do Vale do Piancó. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Itaporanga e contou com a participação do deputado Taciano Diniz, da deputada Cida Ramos, dos suplentes Leonice Lopes e Nilson Lacerda, do presidente da Câmara, vereador Idean Caetano, do reitor da UFCG, professor Antônio Fernandes, além de prefeitos, vereadores, professores, estudantes e representantes da sociedade civil organizada do Vale do Piancó.

Atualmente, de acordo com dados extraídos do site cidades.ibge.gov.br, a microrregião do Vale do Piancó, possui aproximadamente 5.390 alunos matriculados no ensino médio. Entretanto, esta população estudantil não é contemplada com instituições de nível superior público. O debate proposto pelo deputado Dr. Taciano Diniz surge, segundo ele, com o intuito de sanar este déficit em termos de educação superior na região e, acima de tudo, concretização um sonho da população estudantil do Vale do Piancó.

"Esta audi√™ncia concretiza uma luta iniciada na Assembleia Legislativa em 2019. O Vale do Piancó é a única região do estado da Paraíba que ainda não dispõe de um campus de uma universidade pública. Hoje, aqui nesta audi√™ncia conjunta com a Câmara Municipal, concretizamos uma luta de 18 cidades do Vale do Piancó, de estudantes, de professores, que sonham com essa realização", declarou o deputado Dr. Taciano Diniz.

Em abril de 2023, o deputado Dr. Taciano Diniz, o reitor da UFCG Antônio Fernandes e o senador da República Veneziano Vital do R√™go estiveram reunidos com ministro da Educação Camilo Santana. Na ocasião, de acordo com o parlamentar, foi acatada pelo Ministério a proposta de instalação de um campus da UFCG no Vale do Piancó como parte da expansão da instituição no estado. "Saímos desta audi√™ncia extremamente satisfeitos e com o compromisso do magnífico reitor Antônio Fernandes de realizar com urg√™ncia os estudos necess√°rios e, com base nesses estudos, escolher uma das 18 cidades do Vale do Piancó para implantar um campus da UFCG e concretizar um sonho de todos os cidadãos da região", concluiu o deputado.

A audi√™ncia pública faz parte de uma das etapas de planejamento da implantação do campus no Vale do Piancó. A participação da população é fundamental para que a universidade consiga concluir os estudos preliminares sobre o perfil da região e a necessidade de cursos para o novo campus, como destacou o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), professor Antônio Fernandes. "Essa etapa de ouvir a sociedade é fundamental para que a gente possa concluir esses estudos, sobretudo em relação à vocação para, assim, a gente fechar um perfil para apresentar ao MEC", explicou.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores de Itaporanga, o vereador Dean Caetano, o município de Itaporanga j√° est√° preparado para receber o futuro campus e não medir√° esforços para concluir o processo. "H√° quatro anos, infelizmente, esse projeto foi tirado de pauta. Mas, agora, se Deus quiser, conseguiremos fortalecer essa discussão e os próximos passos. Itaporanga é uma cidade pólo importante, que vem evoluindo muito ao longo dos anos, especialmente na √°rea tecnológica", ressaltou

Para a população estudantil dos 18 municípios que compõem a região, não se trata apenas de uma concepção simples de abrang√™ncia da oferta de ensino superior, trata-se, fundamentalmente, de uma questão de inclusão social nesse nível de ensino para v√°rias famílias que não conseguem arcar com os custos de enviar seus filhos para estudarem em outras cidades. A estudante Érica Sabino avalia que o campus no município vai beneficiar principalmente universit√°rios de baixa renda, que precisam se deslocar para cidades distantes para estudar. "Eu acredito que muitos estudantes não t√™m condições financeiras de ir para cidades distantes, que tenham cursos mais complexos, como medicina. Então, eu acho que se tivesse um Campus aqui em Itaporanga, seria muito mais f√°cil para essas pessoas de baixa renda, porque elas não precisariam se deslocar para grandes cidades e pagar altos preços", disse a estudante.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem se expandindo com a instalação de um campus avançado da instituição na cidade de Sumé, onde h√° a primeira universidade camponesa do Brasil, possuindo inclusive a mesma um plano de expansão institucional para que se d√™ continuidade desse projeto em outras localidades do nosso estado.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Comunicar erro

Coment√°rios

Anuncie Aqui