Aqui tem Mais Sa√ļde chega em Itaporanga e atende toda região do Vale do Piancó

Com a feira, a ação itinerante dos serviços de sa√ļde ficam mais perto da população e atinge seu principal objetivo que √© oferecer serviços de qualidade sem muita espera

Por Vale do Piancó -PB em 16/06/2024 às 18:44:38

AFeira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e que faz parte do "Cidadania Democr√°tica", chegou a mais uma cidade do interior paraibano. Neste s√°bado (15), os serviços foram ofertados na Escola Técnica Estadual de Itaporanga, no Vale do Piancó. A iniciativa segue o calend√°rio das plen√°rias do Orçamento Democr√°tico Estadual (ODE), levando serviços ambulatoriais, exames, vacinação contra influenza, castração para animais, encaminhamentos para o Programa Opera Paraíba e coleta de sangue para doação.

A feira de serviços de saúde em Itaporanga teve milhares de atendimentos, incluindo diagnósticos de cardiologia e pacientes crônicos. O secret√°rio de estado da Saúde, Ari Reis, destacou a importância das feiras para oferecer acesso f√°cil, dinâmico e democr√°tico à consultas e exames especializados. "Tivemos a finalização desta segunda feira de serviços de saúde neste final de semana, acompanhando a caravana do Orçamento Democr√°tico Estadual, na qual tivemos a oportunidade de atender a milhares de pessoas que puderam fazer diversos diagnósticos, principalmente diagnóstico de cardiologia, de pacientes crônicos importantes, que não tinham acompanhamento e que agora passaram a ter. É importante trazer essa promoção à saúde de forma regionalizada, ao alcance de todos", destacou.

Com a feira, a ação itinerante dos serviços de saúde ficam mais perto da população e atinge seu principal objetivo que é oferecer serviços de qualidade sem muita espera. Os atendimentos da feira são sempre realizados das 8h às 14h e a população tem comparecido para usufruir dos serviços de saúde especializados mais próximo de suas resid√™ncias, como foi o caso da técnica de enfermagem Valéria Tiburtino Leite, de 32 anos, que chegou até a feira de serviços, por meio de encaminhamento médico para a cirurgia bari√°trica pelo Opera Paraíba.

De acordo com a paciente, o trâmite para a cirurgia foi r√°pido, em apenas 15 dias todos os encaminhamentos e exames foram resolvidos. Ela espera que a cirurgia melhore sua saúde e qualidade de vida, especialmente para poder trabalhar melhor como técnica de enfermagem. "Estou na feira para realizar o exame de risco cirúrgico, pois vou fazer uma cirurgia bari√°trica pelo Opera Paraíba. Minha expectativa é que minha vida e minha saúde melhorem bastante, porque estou com gordura de segundo grau no fígado, nem posso andar muito e nem ficar em pé muito tempo, porque fico com os pés muito inchados. Atualmente eu canso muito, por conta do sobrepeso, passo muito tempo em pé no meu trabalho de técnica de enfermagem. Depois da cirurgia quero caminhar bastante e vou trabalhar bem melhor", explicou.


A Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde conta com duas unidades móveis: a unidade de coleta do Hemocentro da Paraíba para doação de sangue e o Castramóvel do Programa Paraíba Pet. As ações de serviços para os animais t√™m o cunho educativo e de saúde pública, com a oferta de cirurgia de castração para cães e gatos. A estudante H√°gatha Ellen Queiroz, tutora de Pandora, uma gata de aproximadamente 2 anos, veio à feira para tratar da castração da sua gatinha, gostou muito do serviço e se sentiu tranquila durante o processo da cirurgia de castração. "Antes de vir para a feira, recebi todas as informações que tinha que trazer minha gata em jejum para poder fazer a castração. Eu adorei o serviço, foi tudo bem tranquilo e rapidinho. Fizeram os exames veterin√°rios dela aqui. E est√° tudo certinho, estou muito satisfeita com o serviço", disse.

A população da região do Vale do Piancó que foi à feira de serviços recebeu orientações de combate à dengue e informações sobre o ciclo de vida do mosquito por meio da ação da entomologia. Foram ofertados ainda, atendimentos de fisioterapia, consultas clínicas, cardiológicas, com ortopedistas e cirurgiões, com encaminhamentos para cirurgias eletivas pelo Programa Opera Paraíba. A Feira de Serviços também contou com exames laboratoriais, ultrassom e eletrocardiograma. Os serviços de vacinação e coleta do banco de leite também fizeram parte da feira. O calend√°rio da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde segue o das audi√™ncias do ODE, sendo os próximos em Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).

Comunicar erro

Coment√°rios

Anuncie Aqui