Uma empresa brasileira, que já atua há 30 anos no mercado nacional de equipamentos hospitalares, conseguiu triplicar as vendas para o exterior com o apoio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A Vallitech está localizada em Curitiba, no Paraná, e hoje exporta mobiliários, camas, estofados hospitalares, mesas cirúrgicas e outros equipamentos para países da América Latina.
Manoel Macedo, representante da Vallitech, conta que o incentivo para vender no exterior foi a crescente busca internacional por equipamentos hospitalares brasileiros de qualidade, o que a Vallitech poderia oferecer. Além disso, a empresa já havia feito algumas vendas diretas para outros países, "mas não com o foco e a atenção que poderiam ter sido dados", comenta.
Ao perceber essa oportunidade de expandir as vendas, a empresa descobriu os programas da ApexBrasil.
"Foi por indicações de empresas parceiras e também uma busca de como a gente poderia estar trabalhando junto. E isso foi fundamental, porque a gente participou do programa Peiex e é algo que eu acho que todas as empresas deveriam ter acesso, deveriam ter conhecimento. O acesso e o conhecimento têm, mas deveriam levar a sério a importância que a Apex proporciona para as empresas brasileiras."
Em 2022, Manoel participou do programa Peiex, o que, segundo ele, foi fundamental para adequar os processos de exportação da Vallitech às demandas do mercado. Ele detalha os resultados alcançados.
"Para essa metade do ano, a gente já realizou (de vendas e negociações finalizadas) três vezes mais do que no ano passado. Então, a nossa meta é que, até 2028, no mínimo entre 30% a 40% do faturamento total da empresa seja só da área da exportação."
Além da capacitação pelo Peiex, a Vallitech também participa de várias feiras internacionais em parceria com a ApexBrasil, o que é essencial para encontrar os compradores certos para fechar negócio.
"É algo que antes a gente não tinha a facilidade ao acesso de informação e ao acesso de parcerias. Todas as feiras internacionais que a gente participa — 99% pelo menos — são com essa parceria com a Apex", comenta Manoel Macedo.
Segundo o representante da Vallitech, hoje a empresa exporta para vários países da América Latina, mas já almeja alcançar outros mercados com a ajuda da ApexBrasil.
"Estivemos no início do ano junto com a Apex na feira em Dubai. Então, estamos em tratativas com clientes do Oriente Médio, já participando de licitações e negociações lá. Iremos ainda participar da feira da Colômbia. Ano que vem, queremos estar presente na feira da África."
Pelo Peiex, empreendedores brasileiros de todos os portes podem se capacitar para entender o funcionamento do mercado internacional e a adequar seus negócios para a exportação.
Ao participar do programa, os empresários recebem um diagnóstico completo sobre o negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem implementadas para que a empresa esteja apta às vendas externas.
De 2021 a 2023, o programa treinou mais de cinco mil empresas, das quais 827 exportaram, faturando US$ 3,16 bilhões.
Para mais informações sobre o Peiex, clique aqui. Se quiser saber mais sobre outros programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br.
]]>Fonte: https://brasil61.com