Durante o feriado de Finados, que se estendeu de sexta-feira (1º) a domingo (3), os hospitais de emergência e trauma da Paraíba, localizados em Campina Grande e João Pessoa, registraram um total de 1.331 atendimentos, evidenciando a alta demanda nos serviços de saúde durante esse período.
No Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, foram atendidos 703 pacientes, com 88 procedimentos cirúrgicos realizados. A sexta-feira foi o dia de maior movimento, com 258 atendimentos, seguido por sábado (240) e domingo (205). Dentre os atendidos, 55% eram do sexo masculino e 45% do feminino. O levantamento indicou que 87 pessoas foram vítimas de acidentes de moto, enquanto outros casos de emergência incluíram agressões físicas (sete), atropelamentos (dois), acidentes de bicicleta (sete) e ferimentos por arma de fogo (um). O hospital é uma referência em alta complexidade em traumatologia e ortopedia para 203 municípios paraibanos, atendendo a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas.
Por sua vez, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, atendeu 628 pacientes, com 52 procedimentos cirúrgicos realizados, dos quais 22 foram de emergência. Durante o fim de semana, 250 atendimentos foram considerados casos graves ou gravíssimos. As quedas foram a principal causa de atendimento, com 123 ocorrências, seguidas por acidentes de moto (89) e casos de corpo estranho (69). A maioria dos atendimentos foi concentrada na faixa etária de 19 a 59 anos (346 pacientes), com 152 atendimentos de pessoas com mais de 60 anos.
As duas unidades de saúde, que funcionam como referências para a alta complexidade, disponibilizam um total de 272 leitos em Campina Grande e 301 em João Pessoa, além de contar com uma equipe de médicos em plantão 24 horas. A combinação dos dados dos dois hospitais ilustra a necessidade de serviços de saúde robustos e preparados para atender a população em momentos de alta demanda.
Redação
Fonte: pbagora.com