O Natal na Usina 2024 vai lançar sua programação oficial nesta terça,5, às 9h, em um café da manhã para a Imprensa no Café da Usina, com um pocket show da cantora Cátia de França. A décima primeira edição do evento acontece de primeiro a 28 de dezembro, na Usina Energisa, com 18 dias de programação e mais de 50 atividades culturais totalmente gratuitas.
O projeto Natal na Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, o apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
O principal evento cultural do mês de dezembro em João Pessoa vai reunir mais de 70 grupos artísticos e a previsão de público para 2024 é de 35 mil pessoas durante todo evento. O Natal na Usina ainda é responsável por gerar renda para 600 profissionais da cultura e projeta um impacto de R$ 1,2 milhão na economia da Capital paraibana.
Além dos shows musicais, o Natal na Usina contempla espaços para apresentações teatrais e de dança, contações de histórias, performances artísticas e literárias, exposições de artes, encontros temáticos, concurso de presépios, sessões de cinema, feira criativa e de gastronomia, circo e mostra de corais.
"Nós seguimos com o propósito de acolher os artistas paraibanos, com suas linguagens, gêneros e diversidades. Em 2024, vamos unir artistas consagrados, a beleza das nossas raízes com a cultura popular e ainda trazer novas experimentações que são amplamente reconhecidas pelo grande público", destacou Dina Faria, diretora geral da Atua Comunicação Criativa.
O Natal na Usina 2024 vai homenagear dois nomes que são referência da cultura paraibana e fontes de inspiração para as novas gerações: Vó Mera e Pedro Osmar.
Ícone da cultura popular e do coco de roda, Vó Mera comemora seus 90 anos em dezembro. Ainda criança, compunha cocos e cirandas, mas foi apenas aos 60 anos de idade que começou sua trajetória como cantadora de coco. Em 2018, foi condecorada com a maior honraria pública da cultura, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) na classe "Comendador", concedida pelo Ministério da Cultura.
Pedro Osmar é um dos responsáveis, junto com seu irmão, Paulo Ró, pela fundação do Jaguaribe Carne, um dos principais movimentos culturais da Paraíba. Em 2022, sua obra foi reconhecida como patrimônio imaterial da Paraíba.
Em parceria com o Ministério da Cultura, o Natal na Usina vai receber a Oficina do Plano Nacional de Cultura, que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, na Sala Vladimir Carvalho.
O evento também vai sediar atividades do Encontro de Mestras e Mestres do Coco de Roda do Nordeste, especialmente as discussões sobre o reconhecimento do coco de roda como patrimônio imaterial.
Em 2024, o Natal na Usina vai manter a parceria com a CUFA no projeto de arrecadação de alimentos não perecíveis para comunidades carentes de João Pessoa. Durante todo o evento, haverá ponto de coleta na área externa da Usina Energisa para receber doações.
Serviço: Natal na Usina 2024
Quando: De 1 a 28 de dezembro
Local: Usina Energia
Entrada gratuita
Site oficial: www.natalnausina.com.br
Conheça nossa playlist – https://bit.ly/4ecpTpm
Fonte: ne9.com.br