Passada a obrigação judicial de ter que realizar a Copa do Nordeste, a Confederação Brasileira de Futebol dá mostras de que pretende, mais uma vez, não seguir com o único torneio regional de sucesso no país.
É que, junto da tabela da Pré-Copa do Nordeste de 2025, a CBF enviou, para clubes e federações da região, um veto para a reserva de vaga dos estaduais para a competição ou sua fase prévia em 2026.
Desta forma, na prática, não há a certeza de que o Nordestão vai acontecer depois da próxima edição. A alegação é de ajustes no calendário para atender às competições internacionais, como o Super Mundial de Clubes da FIFA.
Realizada anualmente desde 2013, a Copa do Nordeste retornou após uma década de recusa da CBF em organizar o torneio, por um acordo judicial com a Liga do Nordeste, porém por um prazo de 10 anos, que se encerrou em 2024.
A competição, criada em 1994 e disputada em sua primeira versão até 2003, é sucesso de público e febre na região. Com grande investimento desde seu retorno, dirigentes de clubes como Fortaleza e Bahia creditam parte do sucesso recente das instituições ao fortalecimento do futebol da região dado pelo Nordestão.
Equipe @Vozdatorcida
Fonte: vozdatorcida