Com a proximidade das férias e festas de fim de ano, a alta estação vai atrair inúmeros visitantes ao Ceará. Diante dessa movimentação, a Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF) prorroga o I Festival de Gastronomia da Praia do Futuro até o dia 1º de dezembro.
A presidente da AEPF, Fátima Queiroz, celebra o sucesso do festival e destaca a importância de prorrogar por mais alguns dias o festival "Ao longo desses dez dias de evento, registramos um aumento de público considerável e venda de mais de dois mil pratos, o que resultou em um crescimento significativo no movimento das barracas associadas, com um incremento médio de 5% no faturamento. A prorrogação é uma oportunidade para que mais pessoas conheçam e apreciem a riqueza da gastronomia à base de caranguejo, fortalecendo não apenas o turismo, mas também a geração de emprego e renda na região.”
A Praia do Futuro é considerada a segunda atração turística mais procurada de Fortaleza, de acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Fortaleza, da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor).
No último dia do evento, 1° de dezembro, o encerramento será marcado pelo pré-lançamento do documentário "(RE)Conhecendo as Barracas da Praia do Futuro – Uma luz depois do Farol do Mucuripe", cuja produção está prevista para 2025. Na ocasião, haverá uma roda de conversa e uma exposição fotográfica, destacando quase seis décadas de história das famosas barracas de praia, com o intuito de celebrar esse importante legado cultural.
1ª Edição do evento em Fortaleza
O I Festival de Gastronomia da Praia do Futuro teve início no dia 14 de novembro e tem o intuito de celebrar o valor histórico-cultural, socioeconômico, ambiental e turístico da orla. E nesta primeira edição, o festival traz como tema o "Caranguejo", e com o objetivo de promover a gastronomia regional, valorizar a cultura popular, como a história da "Quinta do Caranguejo", o patrimônio imaterial dos fortalezenses. Para isso, as barracas associadas à AEPF estão ofertando uma ampla variedade de pratos à base desse crustáceo, indo desde receitas tradicionais até criações inovadoras.
Entre os estabelecimentos da Praia do Futuro envolvidos no festival estão: Chico do Caranguejo, Barraca Vira Verão, Barraca Atlantidz, Barraca Nossa Praia, Complexo Crocobeach, Órbita Blue, Guarderia Brasil, Orla Praia Club, Barraca América do Sol, Restaurante Terra do Sol, Seu Domingo Beach Club, Tempero do Mar, Barraca Seu Venâncio, Barraca Marulho, Barraca Saturno Beach, Barraca Santa Praia, Barraca Estilo Praia, Barraca Arpão, Barraca Sunrise, Barraca Tô do Johnny, Barraca P5 Kite House, Barraca Cuca Legal, Barraca Cabumba e Barraca Deu Praia.
O I Festival de Gastronomia da Praia do Futuro é uma realização da Associação dos Empresários da Praia do Futuro – AEPF. Com o patrocínio do Banco do Nordeste – BNB e Governo Federal e apoio do Sebrae/CE.
SERVIÇO
I Festival de Gastronomia da Praia do Futuro – Prorrogado até o dia 1° de dezembro. Informações no site www.aepraiadofuturo.com.br e Instagram da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF): @ae.praiadofuturo.
Fonte: ne9.com.br