A programação do Natal na Usina traz neste final de semana um verdadeiro encontro de ritmos, poesia e sons. De sexta a domingo, vão passar pelos palcos do evento nomes conhecidos em todo o Brasil como Juzeh, e Elon, grandes destaques da música paraibana atual. Além disso, haverá um espaço especial para a mistura de ritmos, com as apresentações de Macumbia e do projeto Jazz&Beats. Toda a programação ocorre na Usina Cultural Energisa e a entrada é gratuita.
O Natal na Usina – 11ª Edição é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, em parceria com a Evoé, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste, patrocínio master na Energisa e realização do Governo Federal – União e Reconstrução.
A sexta-feira (6) abre com um mergulho sonoro proporcionado pela Jazz&Beats Orquestra. A partir das 20h, na Tenda da Música, o público será conduzido por uma viagem musical que mistura afrobeat, jazz, rap e música instrumental. Sob a direção de Mari Santana e Raílla Cavalcanti, o projeto destaca a música negra paraibana em uma proposta que une brasilidade e afrofuturismo, mostrando como a arte pode ser um instrumento de luta e resistência.
Mais tarde, às 22h, a energia vibrante da Macumbia toma conta da Sala Vladimir Carvalho. A banda traz uma fusão de ritmos latinos com a música brasileira, prometendo um show contagiante e repleto de animação.
No sábado (7), o evento começa cedo, às 17h, no Espaço da Criança, com a contação de histórias do Castelo de Histórias, um momento pensado especialmente para os pequenos e que valoriza a cultura popular
À noite, a programação traz talentos paraibanos que conquistaram a cena nacional. Às 19h, na Tenda da Música, Juzé apresenta seu show vibrante, combinando música autoral com releituras de clássicos nordestinos e muita conexão com o público.
Em 2022, Juzé foi finalista do Prêmio 100 anos de Rádio no Brasil, promovido pela EBC, na categoria música popular, com “No passo que a vida me leva”. Já em 2024 fui escolhido para a lista Future of Music da revista Rolling Stone com os 25 artistas mais inovadores do ano.
O cantor, que ficou conhecido nacionalmente participando das novelas da Globo como o poeta, cantador e violeiro Totonho, também é autor de hits gravados por nomes como Elba Ramalho, Juliette e Alok. Juzé mais uma vez promete encantar com sua mistura única de regionalismo e universalidade.
Recentemente, ele lançou o EP audiovisual “Doce Confeito Mel”, com músicas que estarão no show e podem ser conferidas nas plataformas de streaming e YouTube, como “Agarrado”, “Mêi Sargaço, Meio Mato” e a faixa-título “Doce Confeito Mel”.
A programação segue com a performance artística de FurmigaDub, às 21h, no Palco Bonde. FurmigaDub é o projeto do multi-instrumentista paraibano Fabiano Formiga, que vem conquistando o público das principais festas de música brasileira e eletrônica do Brasil, onde ele é presença constante tanto em DJ sets quanto em apresentações ao vivo. Além de compor suas próprias músicas, FurmigaDub é responsável por resgatar e gravar canções de mestres da cultura popular nunca gravados, ajudando a preservar e difundir esses trabalhos tão únicos da cultura brasileira.
Às 22h, a Sala Vladimir Carvalho recebe Elon, artista natural de Pombal e destaque da música paraibana contemporânea. Misturando xote, baião e afrobeat com uma estética pop, Elon traz um sertão queer à tona, unindo raízes culturais e experimentalismo.
Elon começou a trabalhar com música aos 16 anos e essa experiência inicial lhe ofereceu o papel e a caneta para o desenvolvimento de um projeto autoral que vem a ser trabalhad
Fonte: ne9.com.br