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Lei Aldir Blanc

Secult vai realizar oficinas para auxiliar proponentes à 2ª fase da Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB) e a Comissão definirão, por exemplo, um cronograma de oficinas sobre os editais, que serão exibidas pelas redes sociais da pasta


Aprimeira reunião da Comissão Executiva da Lei Aldir Blanc após a publicação dos novos editais para a segunda fase, realizada na manhã desta segunda-feira (13/9), definiu estratégias que vão auxiliar os proponentes nas inscrições, na eliminação de dúvidas e na ampliação da divulgação.

A Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB) e a Comissão definirão, por exemplo, um cronograma de oficinas sobre os editais, que serão exibidas pelas redes sociais da pasta. O objetivo principal é auxiliar proponentes quanto a dúvidas e formatos aceitos nas inscrições, questões jurídicas e orientações técnicas sobre o próprio processo de inscrições, juntada de documentos e outros itens, disse Lúcio Rodrigues, um dos coordenadores da LAB e gerente do FIC na Secult.

Espaço LAB - Será novamente reestruturado o Espaço LAB, com computadores onde os coordenadores e integrantes das comissões de cada edital trabalharão recebendo as inscrições e prestando informações. Esta sala será montada num dos auditórios do Espaço Cultural, em João Pessoa, ao lado da sede da SecultPB.

Cada edital tem o próprio e-mail pelo qual os proponentes podem pedir e enviar informações sobre inscrições, prazos ou para sanar alguma dúvida.


Nesse mesmo caminho, no hotsite da LAB 2ª fase, um tira-dúvidas eletrônico será disponibilizado, reunindo perguntas frequentes sobre editais, prazos e questões jurídicas.

Rede de articuladores - A Secretaria também está mobilizando seus articuladores nas 12 regionais de cultura. Eles se somarão aos gestores culturais dos municípios e disponibilizarão balcões de atendimento para a LAB, que auxiliarão os proponentes no processo de inscrições.

Esse trabalho será feito presencialmente ou por via remota, dependendo da disponibilidade de pessoal e de espaços para atendimento, observando também os cuidados com os protocolos sanitários para contenção da pandemia de coronavírus.

Cadastro Cultural - Até o final desta semana, será definida a data de abertura do cadastro eletrônico para que trabalhadores e trabalhadoras da cultura se inscrevam ao benefício da renda emergencial.

Nesta fase, será pago um auxílio mensal em cinco parcelas de R$ 600,00. O sistema eletrônico que comportará o cadastro está sendo elaborado pela Codata.

A reunião da Comissão foi conduzida pelo secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, e teve a presença dos coordenadores de cada um dos cinco editais desta nova fase da Lei, e outros componentes de setores da Secult, que também estarão empenhados na execução do benefício de emergência cultural.

Editais e valores

Inscrições - Os editais foram publicados na edição do sábado (11/9) do Diário Oficial do Estado.

É possível acessá-los pela página do Governo do Estado (https://paraiba.pb.gov.br/ ) ou da própria Secretaria de Estado da Cultura (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/ ), via banner específico que encaminha os interessados ao hotsite da Lei Aldir Blanc – 2ª fase.

Tanto as inscrições nos editais como o Cadastramento Cultural serão realizados via plataformas digitais, com o preenchimento de formulários eletrônicos.

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