Eleições 2020: os planos dos candidatos à Prefeitura de João Pessoa para a mobilidade urbana

Por Vale do Piancó -PB em 04/10/2020 às 14:04:19
Informações foram retiradas dos respectivos planos de governo, publicados no TSE. Trânsito em João Pessoa

Walter Paparazzo/G1/Arquivo

São 14 os candidatos que registraram seus nomes para a disputa à Prefeitura de João Pessoa em 2020 e que apresentaram seus planos de governo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ajudar o eleitorado a fazer as suas escolhas de voto, o G1 enumera as propostas de cada um para a área de mobilidade urbana. Confira abaixo (em ordem alfabética).

Anísio Maia (PT)

Anísio Maia, candidato do PT

Josimar Diniz/TV Cabo Branco

O candidato promete elaborar um Plano de Mobilidade Urbana na cidade de João Pessoa que priorize o transporte coletivo e o não-motorizado. Isso significaria a instalação de um sistema de Trânsito Rápido de Ônibus (BTR, na sigla em inglês), cujos terminais possuiriam bicicletários. Além disso, seria prioridade em sua gestão a construção de ciclovias e ciclofaixas pela cidade. Ele propõe também a reestruturação de uma rede de entidades que discutiria o tema com representantes da sociedade civil para auditar as concessões de linhas atualmente vigentes. Ele defende o estabelecimento do passe-livre estudantil.

Camilo Duarte (PCO)

Camilo Duarte, candidato do PCO

TSE / Reprodução

Não apresentou propostas sobre o tema.

Carlos Monteiro (Rede)

Carlos Monteiro, candidato da Rede

Ítalo Di Lucena/TV Cabo Branco

O tema da mobilidade urbana é tratada como alguns dos "principais desafios" da gestão municipal. O candidato sugere uma política de transporte urbano que valorize os bairros, com o uso de veículos de menor porte para a circulação entre bairros, além da construção de estações de bicicletários pela cidade. Ele propõe ainda a instituição de tarifas sociais em momentos específicos do dia, para permitir que o trabalhador possa se deslocar de forma menos onerosa para o trabalho e depois de volta para casa. Ademais, ele promete reformar as integrações de ônibus, dando mais conforto e dotando-as com sinal de internet.

Cícero Lucena (Progressistas)

Progressistas oficializa a candidatura de Cícero Lucena à Prefeitura de João Pessoa

TV Cabo Branco/Reprodução

O candidato promete incentivar a circulação de veículos não motorizados e reestruturar o transporte público coletivo. Para tanto, sugere a criação de um Plano de Mobilidade Urbana e uma frota de ônibus com 100% de acessibilidade. Além do mais, fala em construir ciclovias e ciclofaixas e incentivar o deslocamento de pedestres. O candidato indica ainda a criação de um plano de mobilidade específico para o Centro Histórico de João Pessoa, além da implantação de um BRT na cidade. Por fim, defende a modernização das linhas de ônibus da cidade e dotar os veículos com as novas tecnologias.

Edilma Freire (PV)

Edilma Freire, candidata do PV

Sílvio Vieira/TV Cabo Branco

A candidata promete ampliar os programas Ação Asfalto, Mais Pavimentação e LED nas Ruas e entregar os terminais de integração do Valentina e do Varadouro. Compromete-se ainda em criar a ligação de linhas de transporte coletivo bairro a bairro, com custo de passagem mais barata, além de requalificar a avenida Hilton Souto Maior, transformando-a em "avenida modelo". Indica, por fim, que quer criar os programas João Pessoa Integrada, Ciclista Seguro e Bikes Compartilhadas, todas voltadas para o ciclista: interligação de terminais de ônibus com bicicletários, construção de ciclovias e ciclofaixas e criação de terminais de aluguel de bicicletas públicas.

João Almeida (Solidariedade)

João Almeida, candidato do Solidariedade

TV Cabo Branco/Reprodução

O candidato fala em desenvolver um novo plano diretor para o Centro de João Pessoa que integre um sistema de mobilidade. Promete ainda solucionar a problemática de estacionamentos no Centro da cidade, criar centros de apoio aos ciclistas e implantar um BRT que circule pelas vias principais. Ele cita também a requalificação do terminal de integração e a criação de mais faixas exclusivas para ônibus, modernizando os veículos e aumentando a sua frequência. O candidato sugere, por fim, um anel viário que interligue bairros mais distantes e a implantação de programas de redução de acidentes e de requalificação de calçadas.

Nilvan Ferreira (MDB)

Nilvan Ferreira, candidato do MDB

Gabi Lima/TV Cabo Branco

O candidato promete combater os altos preços das tarifas e implantar um sistema de BRT a partir de uma Parceria Público Privada. O objetivo, de acordo com ele, é que os terminais sejam integrados a ciclovias, e que ajudem a resolver problemas crônicos como, por exemplo, o gargalo existente na via que interliga o Altiplano aos bairros de Mangabeira e Valentina. Para solucionar problemas pontuais, como o do Campus 1 da UFPB, ele indica o estímulo ao transporte público, à carona solidária e ao uso da bicicleta. Entre outros pontos, defende também um programa de requalificação profissional na Semob.

Pablo Honorato (PSOL)

Pablo Honorato, candidato do PSOL

PSOL/Reprodução

O candidato classifica o tema como "ferramenta de transformação social" centrada no transporte público e no direito ao pedestre, com atenção redobrada às demandas dos idosos, deficientes, crianças e mulheres. Entre as propostas, está a redução da tarifa, o passe-livre para trabalhadores que estejam no período de seguro-desemprego e a quebra dos oligopólios nas empresas concessionárias. Além disso, fala em padronização das paradas de ônibus, a regulamentação do transporte alternativo, incluindo aí o de mototáxi, e a criação de ciclovias e ciclofaixas. Promete também faixas exclusivas para ônibus.

Rafael Freire (UP)

Rafael Freire, candidato da UP

TV Cabo Branco/Reprodução

O candidato sugere a revisão total do Plano de Mobilidade Urbana e sua adequação a uma realidade pós-pandemia. Ademais, defende a redução da tarifa de ônibus dos atuais R$ 4,15 para R$ 3,30 e também o passe-livre para estudantes e desempregados. Ele quer criar uma empresa municipal de transporte público que torne o serviço 100% público, além de concluir estudos de viabilidade para a implantação do sistema de BRT. Ele pretende trabalhar também para realizar parceria com o Governo do Estado e com municípios próximos para criar um consórcio metropolitano de transporte coletivo. Por fim, indica a ampliação das ciclovias e ciclofaixas.

Rama Dantas (PSTU)

Rama Dantas, candidata do PSTU

Reprodução/TV Cabo Branco

Não apresentou propostas sobre o tema.

Raoni Mendes (DEM)

Raoni Mendes, candidato do DEM

TV Cabo Branco/Reprodução

O candidato promete criar uma brigada ciclística para a Guarda Municipal de João Pessoa, que vai aproveitar a infraestrutura de ciclovias para patrulhar calçadas e praças do Centro Histórico. Sugere ainda estruturar áreas a partir de parcerias público-privadas para oferecer novas vagas de estacionamentos na cidade, oportunizando que flanelinhas trabalhem nesses estabelecimentos. Por fim, ele quer realizar permutas e realocações de equipamentos urbanos para reduzir o tráfego intenso de veículos e pessoas e implantar quiosques de negócios relacionados ao ciclismo nas ciclovias da cidade.

Ricardo Coutinho (PSB)

Ricardo Coutinho, candidato do PSB

Gabi Lima/TV Cabo Branco

O candidato indica como prioridade a integração de políticas de mobilidade urbana com as de desenvolvimento urbano e também a implantação de uma rede de transportes não motorizados. Ele fala também de um Plano de Mobilidade Específico para o Centro Histórico. Ademais, defende questões como a requalificação de rotas para o sistema de transporte urbano e metropolitano e universalizar a acessibilidade no transporte público da cidade. Propõe ainda um Plano Diretor de Passeios Públicos, o Projeto Porta a Porta destinado às pessoas com deficiência, a universalização do GPS nos ônibus da cidade e a criação de um sistema de BRT.

Ruy Carneiro (PSDB)

Ruy Carneiro, candidato do PSDB

Reprodução/TV Cabo Branco

O candidato propõe a requalificação do Terminal de Integração do Varadouro para dar mais conforto à população e transformar o ponto da Lagoa em um novo terminal de integração; a implantação de um sistema de transporte coletivo por aplicativo, que funcionaria com o uso de micro-ônibus; e a criação de uma rede cicloviária que usa os principais pontos da cidade e que integre também a capital com cidades como Bayeux e Cabedelo. Além disso, ele sugere a implantação de sistemas inteligentes de gestão do trânsito que inclua semáforos inteligentes, câmeras, sensores, wi-fi e ainda uma padronização das calçadas da cidade.

Wallber Virgolino (Patriota)

Wallber Virgolino, candidato do Patriota

TV Cabo Branco/Reprodução

O candidato defende uma gestão integrada das secretarias responsáveis perlo tráfego urbano, unindo as ações das secretarias de Planejamento e de Infraestrutura com as da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana. Ele defende também a informatização do setor de projetos da cidade. Ademais, sugere pequenas intervenções em áreas específicas da cidade, com o objetivo de desafogar o trânsito entre os bairros, enumerando a criação de uma Marginal do Rio Jaguaribe. Ele propõe ações também em bairros como Cidade Verde, Mangabeira, José Américo, Cuiá, Valentina, Castelo Branco, Altiplano e Torre.

VÍDEOS: Funciona Assim - Eleições 2020

Fonte:

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui