Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Dia da Consciência Negra

ALPB realiza sessão especial em alusão ao Dia da Consciência Negra

Participaram do debate importantes referências negras do poder público e da sociedade civil organizada.


Divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, nesta quarta-feira (24), alusiva ao Dia da Consciência Negra. O encontro, que aconteceu de forma remota, também teve como finalidade comemorar o Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e o Dia de Teresa de Benguela no Brasil. Participaram do debate importantes referências negras do poder público e da sociedade civil organizada.

"Nós tivemos como objetivo discutir os avanços e retrocessos nas políticas raciais e qual nosso papel enquanto legisladores nesse processo. Foi uma importante discussão, tão necessária no nosso atual contexto social, onde as violações de direitos e episódios de racismo estão cada vez mais explícitos", ressaltou Estela Bezerra, autora da propositura.

A deputada Cida Ramos destacou a importância da sessão na Casa. "Esse debate foi fundamental para discutir as formas de evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade. No Brasil, preto e preta morrem primeiro, essa é uma política racista. É obrigação nossa, no parlamento, continuar lutando para realizar ações que sejam motivadoras para a caminhada de todas as pessoas negras no Brasil", disse.

Historicamente, de acordo com o vereador de João Pessoa, Marcus Henriques, o racismo no Brasil tem sido a raiz da miséria, da pobreza, da violação dos Direitos Humanos, da população negra. "A classe dominante insiste em negar os direitos básicos como a saúde, a educação e o acesso ao mercado de trabalho. Que esse dia, que é um dia de luta, seja também um dia de reflexão. E que essas discussões de hoje possam contribuir para o engrandecimento da população negra e para que a gente possa, cada vez mais estarmos juntos, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de João Pessoa, lutando por esse seguimento, que é uma luta que eu abraço com muito prazer", declarou.

Para a defensora pública Aline Mota, não há democracia sem igualdade racial. "É uma falácia a gente sustentar a existência de democracia em um país em que a gente ainda consegue identificar a presença do racismo de forma tão opressora, o racismo estruturante. Daí a importância de sessões como essa, de audiências públicas, que possam acontecer no sentido de trazer a questão racial para o centro do debate".

Tereza Benguela

A deputada Estela Bezerra destaca que o "Dia Nacional de Tereza de Benguela; da Mulher Negra; e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é um marco na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer o tema à tona, pois os dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge massivamente a população negra, principalmente mulheres, incluídas as transsexuais".

De acordo com associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas (54% da população) se identificam como negras. E tanto no Brasil quanto fora, esse grupo é o que mais sofre com as desigualdades socioeconômicas e raciais. Tereza de Benguela foi a escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e índios. Esse quilombo foi o maior do Mato Grosso. Tereza se tornou a líder do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas.

Também participaram da sessão a vereadora de Campina Grande Jô Oliveira; a representante da Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, Uliana Gomes da Silva; Leonardo Ferreira da Silva, da Marchada Negritude Unificada; a vice presidente nacional da Central Única das Favelas, Kaline Lima; Elioenai Gomes, artista Multivisual e Gestora Cultural do Ateliê Multicultural; Mãe Tuca, da Casa de Cultura Axé; Aline Martinells Menezes Carvalho, preta em movimentos, missionária evangélica, teóloga; e representando a quilombola do Sertão, Jessika Cristina Silva Santos;

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!