Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraíba

Mais de 300 atendimentos são realizados em uma semana pelo plantão médico telefônico da PB


Serviço foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde o dia 6 de janeiro, para tirar dúvidas de quem está com sintomas gripais. Mais de 300 atendimentos são realizados em uma semana pelo plantão médico telefônico da PB

Marcello Casal jr/Agência Brasil

Mais de 300 atendimentos foram realizados em uma semana pelo plantão médico telefônico da Paraíba. O serviço foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde o dia 6 de janeiro, para tirar dúvidas de quem está com sintomas gripais. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (12).

De acordo com a SES, a iniciativa liderada pela Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) e Hospital de Clínicas de Campina Grande, registrou uma média de 70 atendimentos por dia. Foram 350 atendimentos no total. Desses, 76% apresentaram sintomas leves de síndrome gripal e foram orientados a ficarem em casa, os demais entraram em contato para solucionar dúvidas.

Com relação aos sintomas, as mulheres representam 60% das ligações. No total, 63% dos usuários são de João Pessoa, 17% de Campina Grande e as demais ligações foram feitas de outras 39 cidades.

O serviço

O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Quem precisar do suporte deve ligar para o número (83) 3211-9844 e será atendido por médicos que darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser procurado, caso seja necessário.

Durante o contato inicial, é feito o registro do nome, profissão e dados pessoais gerais do usuário. Em seguida, a pessoa é questionada sobre o principal intuito da ligação, seja para esclarecer alguma dúvida ou se apresenta sintomas gripais. O atendimento pode ser solicitado em todo o estado.

Ao final do atendimento, o usuário faz uma avaliação do serviço. Conforme o diretor da ESP-PB, Felipe Proenço, 95% afirmaram que a dúvida foi respondida e 99% deu nota 10 para o serviço telefônico.

O objetivo do serviço 'Alô Saúde' é tirar dúvidas relacionadas às doenças que apresentem sintomas gripais e evitar que a população se dirija aos serviços de referência em busca dessas orientações.

Dessa forma, os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura por atendimento médico presencial será indicada apenas para os casos de maior risco ou mais graves, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos serviços de saúde.

O serviço pode, ainda, ser ampliado para outros procedimentos, sintomas e relativos a outras doenças. Porém, não se sabe ainda como será realizada essa mudança.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!