Candidata a governadora do PSOL na Paraíba admite votar nulo no 2º turno

Por Vale do Piancó -PB em 14/08/2022 às 16:08:35

Esta semana, a Rede ITA (antiga TV Itararé), canal 18.1 e no YouTube, iniciou uma série de entrevistas com os candidatos a governador no programa Ideia Livre, que vai ao ar nas noites de terça-feira (22 horas).

A primeira entrevistada foi Adjany Simplicio, do Psol.

A seguir algumas de suas declarações.

“A gente não entra nessa seara. A gente vem construindo nacionalmente uma outra forma de inserção nesse processo eleitoral, entendendo que a gente apoia o presidente Lula e a importância desse momento histórico, (a necessidade) de ter uma superação para vencer o (presidente) Bolsonaro.

“Estamos bem cientes de qual é o nosso papel nesse momento. O papel é apoiar Lula pra vencer as eleições. A gente precisa superar o Bolsonaro.

“O Psol não precisa ficar ancorado numa figura pública para poder alcançar os votos.

“É a primeira vez na história que o Psol não tem um candidato à Presidência da República. Mas a gente construiu um programa por onde a gente quer seguir (…) Para alinhar nossa atuação parlamentar e as nossas propostas de governo nos estados.

“Agora, as conveniências políticas, os arranjos que estão sendo feitos por outros partidos, essa disputa por palanque não entra no nosso horizonte.

(partido Rede apoia a reeleição do governador João Azevedo) “Eu sou a candidata da federação. Eu não sou a candidata do Psol. Eu estou candidata da majoritária. Aliás, nós todos da majoritária somos os candidatos da Federação Psol/Rede.

“A educação tem uma atenção especial no nosso programa (…) O ensino remoto foi um arremedo. Uma solução que não foi construída coletivamente, que não teve as suas avaliações devidas.

(poucas mulheres na política) “Eu não penso que seja falta de interesse. Tem que haver de esferas diferentes incentivos para que as mulheres estejam nesses espaços da política.

“As nossas direções (no Psol) são compostas (de maneira) paritárias. Esta é uma forma de a gente tentar equilibrar e trazer as mulheres pros espaços de decisão.

“O pessoal vem construindo uma discussão importante nacionalmente com relação à desmilitarização das polícias (…) A gente precisa ter uma formação voltada para os direitos humanos dentro da polícia, que qualifique melhor esses nossos agentes

“A gente não precisa de mais armas na rua. A gente precisa ter estratégia. E isso também é necessário num outro âmbito: investimento em inteligência.

“A Adjany militante vai continuar lutando pelo aborto legal no Brasil, o aborto amplo e seguro para todas as mulheres. Mas a Adjany governadora tem a obrigação de atender toda mulher que for estuprada e que precisar de atendimento.

“Os estupros com menores cresceram muito nesses anos de pandemia. A violência de uma forma geral se acirrou porque as mulheres e meninas passaram a ficar mais próximos de seus agressores. Geralmente mais de 80% são casos entre familiares.

“Não dá pra você deixar que um evento como o São João, que é uma coisa maravilhosa e que o povo ama, seja privatizado e se descaracterize, saia das nossas raízes culturais.

“Vai ser muito bonito e muito importante quando o Bolsonaro for derrotado nessas eleições e ele e toda a sua família forem presos, porque o buraco que eles estão deixando aqui é algo muito grave. E todas as investigações estão represadas, congeladas.

“É uma pauta muito delicada, porque os prestadores de serviço cumprem um papel que o Estado ainda não quis assumir como responsabilidade: contratar mais funcionários para atender o povo.

“É imoral você contratar um prestador de serviço oferecendo um salário menor do que o dos concursados e com insegurança previdenciária. E ainda oferecendo essa ´armadilha´: você é contratado por um gestor público eleito, mas se você não trabalhar para que ele seja reeleito, não vai ter o seu emprego.

(compromisso de Lula com o Psol) “O primeiro deles e o principal é a revogação da emenda constitucional (PEC) 95, do teto de gastos, que reduz os investimentos em educação e saúde.

Anular o voto: “Certamente, as opções estão bem ruins (2º para governador, se não estiver na disputa)”.

Fonte: clintonmedeiros

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui