Festival Comida di Buteco alegra a cidade até o fim de abril

Por Vale do Piancó -PB em 19/04/2023 às 05:09:52

Derivado da palavra “botica”, que o dicionário descreve como "pequena venda tosca onde servem bebidas, algum tira-gosto, fumo, cigarros, balas, alguns artigos de primeira necessidade, geralmente situado na periferia das cidades ou à beira de estradas", o boteco, buteco ou botequim sempre foi um ponto de encontro. Inspirada nisso, acabei escrevendo, anos atrás, um manifesto - na verdade, um poeminha - que apresento a vocês:

Depois que se fez a luz, fez-se o botequim
Porque, neste, a origem de tudo
Antes da caipirinha, a cachaça
Antes da IPA, a gelada
Antes da pancetta, o torresmo
Antes do picles, a conserva
E de todo tipo que se possa imaginar, incluindo salsicha e ovo de codorna
Antes do WhatsApp, as conversas
Fonte de política, futebol e religião,
fonte da fofoca e dos alertas
Das brigas e das pazes, dos casamentos e separações,
das amizades duradouras e dos encontros fugazes.
Onde há vida, há um buteco
E, se no vinho, a verdade
No buteco, o Brasil.

A 23ª edição nacional do Comida di Buteco já começou! Com o slogan "A vida é feita de buteco", o concurso chega à oitava edição em Brasília, onde acontece de 07 a 30 de abril, mês oficial do evento na cidade, com a participação de 31 bares e o tema “Ervas e Especiarias”.

Os petiscos foram criados pelos bares, especificamente para o festival, e custam R$ 30. Algumas casas participam ainda do desafio dos patrocinadores, Seara e Frontera, garantindo ainda mais opções para provar.

Os bares participantes estão listados no site do concurso, e os petiscos serão avaliados pela comissão de jurados e pelo público que recebe a cédula de votação no próprio bar. Os critérios são: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota, e as demais categorias, 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e dos jurados, 50%.

Os eleitos de cada circuito são novamente avaliados, para elegerem o MELHOR BUTECO DO BRASIL"

Aqui vai minha indicação e minha lista de apostas:

O Dikantu Bar me surpreendeu. O que parecia simples, se desdobrou em várias nuances de sabor, repleto de ervas e especiarias de verdade! O frango, que parecia ter passado do ponto, na verdade, ficou mais escuro apenas pela deliciosa marinada e estava muito suculento. Os petiscos dos desafios também estavam ótimos, com destaque para os palitos de queijo empanado com uma deliciosa geleia agridoce de tomate e goiaba.

Quadra CLN 204, Bloco A Loja 59 | Asa Norte
Telefone: (61) 98170-3170

Foto: Raphael Ribeiro/Divulgação

O Commercial São Benedito tem uma cozinha muito boa e o croquete de frango e calabresa artesanal, temperado com pimenta-biquinho, cebola, alho, salsa e recheado de queijo minas padrão, acompanhado de maionese caseira de pequi e limão está na minha lista.

Quadra SCRN 704/705 Bloco E, 51 – Parte | Asa Norte
Telefone: (61) 9128-7758

Foto: Raphael Ribeiro/Divulgação

Outro boteco que me cativou é o Na Seis Comida de Bar, cujo petisco é um mix de carnes suínas feitas na parrilla com molho de tomate de pimenta-biquinho, queijo, tomate cereja e folhas de manjericão. Acompanha pão de alho com ervas e especiarias.

Quadra SCLRN 706 Bloco B, 3 – Loja | Asa Norte
Telefone: (61) 3201-4295

Foto: Raphael Ribeiro/Divulgação

E, por fim, o Barziin, que tem uma pegada gastrô que me inspira confiança, com sua carne de porco com molho oriental servido no abacaxi, acompanhado de torradas.

Quadra CLN 413 Bloco E, S/N – Loja 19 | Asa Norte, Brasília – DF
Telefone: (61) 3576-0500

Foto: Raphael Ribeiro/Divulgação

Vamos começar o rolê? Acompanhe o Comida di Buteco nas redes:
Facebook | Instagram | Twitter | site oficial

Fonte: jornaldebrasilia.com.br

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui