Opinião: Limitações de um Super Apóstolo!

Na verdade, muitas vezes nos perdemos no caminho em que andamos e passamos a admitir que nossas limitações são quase inexistentes e que podemos continuar em nossa caminhada em busca do êxito, sem somar os entraves que aparecem à nossa frente e quando aparecem empecilhos, na maioria das vezes, cremos que nossa força e capacidade nos fará atravessar o oceano a braçadas.

Por Vale do Piancó -PB em 10/05/2023 às 20:11:57

Na verdade, muitas vezes nos perdemos no caminho em que andamos e passamos a admitir que nossas limitações são quase inexistentes e que podemos continuar em nossa caminhada em busca do êxito, sem somar os entraves que aparecem à nossa frente e quando aparecem empecilhos, na maioria das vezes, cremos que nossa força e capacidade nos fará atravessar o oceano a braçadas. Como Cristãos, temos a Bíblia Sagrada como nossa referência de fé e prática. Veja o que a mesma nos diz no Salmo 103.15;16 (NVI): "A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava".

Sei que para o Apóstolo Paulo não foi fácil associar essa limitação em relação a sua própria pessoa. Motivo para andar de nariz empinado e com orgulho movido à jactância que emanava de seus poros, tornava em alguns momentos sua vida impossível para deixá-la ser moldada ao padrão Cristão dos seus dias e que era requerida por Deus aos seus seguidores. Veja o que o Apóstolo diz sobre si mesmo nesse texto sagrado: Filipenses 3.4-6, (NVI): "Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível". Essa é a definição que dá de si mesmo o Apóstolo Paulo de Tarso. Super Apóstolo e um homem quase perfeito segundo a sua percepção.

No entanto, o grande Apóstolo reconhecia que na verdade tinha suas limitações, assim como eu e você as temos. Quero aqui salientar três fortes limitações que viveu Paulo em sua trajetória ministerial:

I – Paulo recebeu de Deus o dom de cura, porém, não ilimitada; em algumas vezes foi um leão usando esse dom, noutras vezes, foi uma formiguinha. Venha comigo a II de Timóteo 4.20: "Erasto permaneceu em Corinto, mas deixei Trófimo doente em Mileto"…Pois bem, ponha atenção. Por certo, Paulo orou pela saúde do seu discípulo Trófimo, porém, não aprouve a Deus curá-lo. Deus tem seus propósitos, o Apóstolo fez o possível, no entanto, se viu limitado. Na verdade, o querer e o efetuar pertencem a Deus.

II – Paulo pode sentir fortemente que o timoneiro no barco da evangelização, ou seja, aquele que dá as ordens, é Deus. Atos 16. 6-10, (NVI). "Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frigia e da Galáxia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia". Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar em Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos". Veja, que nesse texto, por duas vezes Paulo e seu grupo foram interceptados para tomar uma nova direção. O Apóstolo nesse momento sentiu que o barco evangelizador tinha um super timoneiro e que o mesmo não era ele. Paulo deveria tão somente obedecer ordens. Mais uma vez ele sentiu-se limitado.

III – Paulo recebeu revelações num singular arrebatamento que Deus proporcionou ao mesmo e que o deixou em êxtase. II Coríntios 12. 1-10, (NVI): "Viu coisas indizíveis, que ao homem não é permitido falar. Para que não houvesse exaltação de sua parte, foi-lhe dado um espinho na carne, um mensageiro de satanás, que o atormentava, três vezes pediu Paulo ao Senhor que o tirasse dele, porém a resposta foi: 'Minha graça é suficiente para você, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'". Limitações impostas por Deus a um Super Apóstolo, para que o mesmo reconhecesse que toda autoridade e deliberação provém do Altíssimo. Paulo esteve de acordo com esse método aplicado por Deus em sua vida, foi essa a raiz da vitória de seu ministério apostólico.

Essa lição recebida e digerida por Paulo, serve para mim e para você. Temos dons e talentos em nossas vidas que poderão ser usados, tão somente sob a égide e controle do Altíssimo. Como disse o Senhor no Evangelho de João 15.5: "Separados de mim, nada podeis fazer".

O Apóstolo dos gentios reconheceu a soberania de Deus e a realçou de um modo tão espetacular em Romanos 11.33-36 (NVI): "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem
Primeiro lhe deu, para que ele o recompense? Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém".

Não só Paulo, todos nós, trazemos nossas limitações como líderes cristãos, quer seja, Católico, evangélico ou de qualquer outro segmento da fé cristã, tenhamos bem postos em nossas mentes, que o poder e querer pertencem a Deus.

 

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro

Fonte: pbagora.com

Tags:   CulturaBlogs
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui