Em audiência pública na Câmara, Cabedelo dá continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor

A Prefeitura Municipal de Cabedelo promoveu na noite dessa terça-feira (04) a 2ª Audiência Pública do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Por Vale do Piancó -PB em 05/07/2023 às 17:29:48

A Prefeitura Municipal de Cabedelo promoveu na noite dessa terça-feira (04) a 2ª Audiência Pública do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O evento aconteceu de forma presencial no plenário da Câmara Municipal de Cabedelo, e também contou com transmissão online.

Nesta fase, a audiência promoveu a apresentação do diagnóstico do Município com visão técnica e comunitária e, em seus debates, contou com a participação de representantes da empresa responsável pela condução e elaboração técnica do Plano, equipe técnica designada pela Prefeitura Municipal, vereadores, além de populares e integrantes de associações, movimentos sociais, culturais e da sociedade civil organizada.

Nesta quarta e quinta-feira (06 e 07), serão realizadas os Fóruns Comunitários da revisão do Plano Diretor Municipal. Os fóruns são eventos participativos de leitura da realidade municipal e têm por objetivo a complementação do diagnóstico técnico e a indicação de potencialidades e deficiências do município com base na vivência da população

Durante a formação da mesa técnica, a Prefeitura de Cabedelo foi representada pelos secretários de Planejamento Urbano e Habitação, Rodrigo Martinez; e de Uso e Ocupação do Sol, Abelardo Jurema Neto. Ambos destacaram a importância deste processo de revisão e principalmente da participação efetiva da população em suas etapas em prol do desenvolvimento da cidade.

“Estamos celebrando nossa segunda audiência pública para a revisão de uma ferramenta tão importante que dará diretrizes para os próximos dez anos no município. A apresentação deste diagnóstico – construído nas oficinas – é onde foram identificadas as problemáticas e que agora serão discutidas as possíveis soluções. Portanto, a participação da população é fundamental”, explicou Rodrigo Martinez.

“Agradecemos à Câmara Municipal por abrir as portas desta casa legislativa para uma discussão tão importante que é a ocorrência de uma audiência clara, plena e esclarecedora que nos faz continuar neste caminho de tomar Cabedelo mais estruturada para o futuro”, complementou o secretário Abelardo Jurema Neto.

Durante a apresentação do diagnóstico técnico, o diretor executivo da empresa Urbtec, Gustavo Taniguchi, responsável pela condução e elaboração técnica do PDM em Cabedelo comentou sobre a audiência e também como transcorreu essa última etapa da revisão.

“O diagnóstico, a ‘fotografia’ da cidade foi apresentada nesta noite. Em outras palavras, as condicionantes e as oportunidades que Cabedelo tem. Esse foi o grande objetivo da audiência pública. Passamos por uma fase de propostas e pudemos perceber como a população enxerga o que pode ser melhorado ou resolvido na cidade sobre algum problema que ela enfrenta. A participação da população e de agentes públicos desde o início da elaboração tem sido muito importante. A definição do futuro da cidade deve ser participativa e de responsabilidade de todos cabedelenses”, afirmou Taniguchi.

Participação da população

Além de várias autoridades presentes, incluindo secretários municipais, vereadores e vários agentes públicos, a audiência pública foi marcada pela participação popular.

Morador do bairro Areia Dourada, o advogado e estudante de Gestão Pública Aderbal Miranda Jr costuma se reunir com um grupo de amigos cabedelenses que discutem sobre o desenvolvimento do município. Ele vem participando das discussões de revisão do PDM desde o início e está muito entusiasmado com o continuidade das atividades.

“Participo de um grupo de arquitetos e urbanistas cabedelenses que celebrou bastante quando soube que esse momento ia ocorrer: o PDM ser novamente pautado. O documento em vigência no município foi construído há muitos anos com deficiência e de uma maneira incoerente com a realidade urbana do município. Por isso, o futuro agradece bastante à atual gestão por ele estar sendo lembrado, pautado e planejado agora”, ressaltou Aderbal.

Fóruns

Após concluída a fase de diagnóstico, a sinopse da terceira etapa é a construção de diretrizes coordenadas e, por último, vem a fase da pactuação e da adequação à legislação vigente. Os fóruns comunitários novamente serão iniciativa da etapa seguinte onde as oficinas trarão a dinâmica da construção das propostas de solução . E essa etapa já será realizada nesta quarta (5) e quinta (6), com a promoção de novos fóruns comunitários em 4 polos novamente visando atender a diversos bairros e comunidades.

No dia 05 de julho, o Fórum vai reunir no Cabedelo Clube moradores dos bairros Santa Catarina, Centro, Ponta de Matos, Monte Castelo, Formosa, Camalau, Jardim Brasília, Jardim Manguinhos e Jardim Camboinha. Já no Ginásio de Esportes do Jacaré, os debates serão com os bairros do Jacaré, Portal do Poço, Amazônia Park e Recanto do Poço.

Já no dia 06, na Associação de Moradores do Renascer, é vez dos moradores dos bairros de Renascer, Parque Esperança, Salinas, Morada Nova, Parque Verde e Jardim América debaterem propostas para melhorias para a cidade. Já na Igreja Presbiteriana de Intermares, o Fórum reúne moradores de Camboinha, Poço, Ponta de Campina, Intermares e Areia Dourada.

Mais informações sobre a revisão do PDM e sobre a realização dos fóruns podem ser consultadas em https://www.pdcabedelo.com.br

Fonte: pbagora.com

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui