Professora Daiana Targino de Brejo do Cruz, foi destaque em programa da Rede Globo para todo o Brasil

No sertão da Paraíba, o sonho de ser jogadora de futebol se transferiu para as páginas de um livro.

Por Vale do Piancó -PB em 09/07/2023 às 23:38:49

No sertão da Paraíba, o sonho de ser jogadora de futebol se transferiu para as páginas de um livro. E uniu a história de Daiana Targino com a da sua maior inspiração, Marta, a camisa 10 da seleção brasileira. Filha de pais analfabetos, a professora de Português da pequena cidade de Brejo do Cruz ensina aos alunos e, principalmente, às alunas que o horizonte das mulheres tem o alcance do seu talento e dedicação. Tem o tamanho do seu sonho.

  • Eu queria muito, quero e com certeza vou ver isso, meninas empoderadas, que possam acreditar no seu sonho, seja jogar futebol ou qualquer outro. Que sejam mulheres fortes – disse Daiana.

Durante a pandemia, Daiana aproveitou o recolhimento compulsório para escrever um cordel contando a história da craque nascida em Dois Riachos, sertão alagoano, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo: “Marta – A menina que inventou o futebol”.

“No estado de Alagoas

Em Dois Riachos nasceu

Foi lá na terra do gado

Que a artilheira cresceu

E nos campos de areia

Seu talento floresceu”

De uma só vez, a fã rendeu homenagem à estrela da seleção brasileira e à história da família, capitaneada pelo pai, seu Zé Maria Targino, um contador de histórias de primeira, legado que deixou para a filha de 32 anos.

  • A contação de histórias começou desde a infância, só com a escuta. Até que num momento, eu estava na universidade, e um professor pediu que a gente pesquisasse algo da literatura popular. E despertou aquilo em mim. As histórias do meu pai, as histórias da minha tia, dos meus primos, mas principalmente as histórias que o meu pai me contava – relembra Daiana.

A apresentação especial para os alunos de Daiana, feita a pedido do Esporte Espetacular, terminou com uma surpresa para a professora-escritora. De Orlando, nos EUA, onde joga, a própria Marta mandou um recado para Daiana.

  • Eu quero agradecer de coração, dizer que estou muito feliz de saber que de alguma maneira minha história serviu para você realizar esse trabalho e expandir de maneira leve para as nossas crianças – disse craque homenageada.

  • Incrível ela saber que meu livro existe. Ouvir essas palavras, estou muito emocionada, porque Marta é uma inspiração – comentou Daiana, atônita e visivelmente tocada pela surpresa.

Informações com Globo Esporte PB

Fonte: clintonmedeiros

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui