Reestreia na MTV: O novo Beija Sapo é um reflexo da Geração Z

Minha gente, como não lembrar desse clássico do entretenimento dos anos 2000? Nossa, como eu amava esse programa e fiquei eufórica com esse retorno grandioso.

Por Vale do Piancó -PB em 17/09/2023 às 19:44:27
mtv-beija-sapo-divulgacao-beijo-triplo-1

mtv-beija-sapo-divulgacao-beijo-triplo-1

Minha gente, como não lembrar desse clássico do entretenimento dos anos 2000? Nossa, como eu amava esse programa e fiquei eufórica com esse retorno grandioso. Para quem não lembra ou não era nascido na época, o Beija Sapo foi apresentado por Daniella Cicarelli e tinha o seguinte formato: uma moça ou um rapaz eram a princesa ou o príncipe do dia. Três pretendentes eram os "sapos", pessoas dispostas a mostrarem suas características e desenvolturas para conquistarem os protagonistas, por meio de perguntas e respostas, provas e declarações de amor.


O programa seguia uma linha heteronormativa, com homens tentando conquistar mulheres e vice-versa, sem menções a questões como bissexualidade, identidades de gênero ou relacionamentos abertos, por exemplo. Houve poucos episódios com participantes homossexuais.


A novo formato do programa foi totalmente repaginada, com nova apresentadora, novo cenário e novas condutas de relacionamento e sexualidade entre os participantes. Agora, os "sapos" e "príncipes/princesas" são em grande parte integrantes da geração Z e demonstram ter orientações mais abertas, fluidas e conscientes de suas sexualidades, identidades e formatos de relações. Num episódio, por exemplo, a participante principal é uma mulher trans, cujo coração é disputado por três homens cis. Entre eles, há quem beije meninos e meninas, enquanto outro já avisa que não é monogâmico e está num relacionamento aberto.


A cultura de aplicativos de relacionamento está muito presente na nova versão do programa. O novo Beija Sapo é patrocinado por um dos maiores aplicativos deste gênero no mundo, o Tinder, e uma das provas é focada na análise dos perfis dos sapos nesta plataforma. Algo do tipo nem de longe existia no Beija Sapo original, quando a principal rede de relacionamentos no Brasil era o Orkut, acessado apenas por computadores (nem smartphones estavam presentes no dia a dia).


A pegação continua quente durante todo o programa. A cada bloco, a princesa/o príncipe elimina um dos sapos da disputa, e o eliminado nunca sai na seca. A pessoa vai para uma área do estúdio conhecida como Brejódromo onde pode ter uma nova chance com alguém da plateia. Com frequência, o eliminado ganha uma certa vantagem: muitos dos beijos que ocorrem nessa área são triplos, sob muitos aplausos e gritos do público, além do olhar de surpresa e susto da apresentadora Valentina Bandeira, que se diverte com os participantes e incentiva a pegação e o romance da galera.

Fonte: jornaldebrasilia.com.br

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui