Vacinação contra gripe é ampliada para crianças menores de seis anos, em João Pessoa

Por Vale do Piancó -PB em 18/04/2021 às 16:24:25
Imunização continua para para gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde da atenção básica que atuam nas unidades de saúde da família (USFs). Vacina que protege contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B, mas não contra o novo coronavírus

Andrea Rego Barros/Prefeitura do Recife

A vacinação contra a influenza em João Pessoa será ampliada para a faixa etária de crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, a partir da segunda-feira (19). Além delas, a campanha de imunização segue para gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde da atenção básica que atuam nas unidades de saúde da família (USFs).

Veja onde se vacinar em João Pessoa

Com a meta de imunizar 90% do público alvo, a campanha está dividida em três fases. A primeira, que se estende até o dia 10 de maio, vai atender o público de crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores de saúde.

Até o fim da última semana, foram atendidas apenas as crianças de seis meses até menores de dois anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde da atenção básica que atuam nas USFs. Os grupos desta etapa estão sendo ampliados conforme o recebimento de novas doses do Ministério da Saúde.

As pessoas que fazem parte dos grupos que já podem se vacinar, podem ir, de segunda a sexta-feira, a uma das USF integradas, no horário das 7h às 11h e 12h às 16h; policlínicas municipais, das 7h às 17h; e Centro Municipal de Imunizações no período das 8h às 16h.

Os pais e responsáveis de crianças que estão na faixa etária desta etapa devem levar o cartão de vacinação para a atualização, caso o esquema vacinal não esteja em dia.

Covid-19 e influenza: vacinação simultânea

Qual das vacinas deve ser priorizada?

Os dois imunizantes são essenciais e ajudam a evitar complicações respiratórias que exigem internação e podem até levar à morte. Se você fizer parte do público-alvo das duas campanhas em algum momento nos próximos meses, a prioridade deve ser dada à vacina contra a Covid-19.

Mas a prioridade não deve ser confundida com exclusividade: é importante se vacinar contra a gripe na sequência, respeitando o prazo orientado pelos especialistas, como você verá a seguir.

Posso tomar as vacinas contra a Covid-19 e a gripe juntas, no mesmo dia?

Não. É preciso esperar 15 dias entre uma vacina e outra, segundo as orientações das autoridades em saúde pública. Mas qual a razão desse intervalo de duas semanas? Como as pesquisas a respeito do tema ainda não foram feitas, o Ministério da Saúde optou pela prudência, para evitar qualquer efeito colateral inesperado ou uma diminuição na efetividade dos imunizantes.

Vamos a exemplos de como esse esquema vai funcionar na prática: você pode tomar a primeira dose da Coronavac e aguardar de 14 a 28 dias para receber a segunda dose desta mesma vacina. Daí é necessário esperar mais duas semanas para ser vacinado contra a gripe (que exige apenas uma dose para conferir proteção).

Já no caso do imunizante AZD1222, de AstraZeneca e Universidade de Oxford, a ordem de vacinação muda, pois o prazo entre a primeira e a segunda dose é de três meses.

Qual a importância de se vacinar contra essas duas doenças?

Tanto gripe quanto Covid-19 são enfermidades que afetam o sistema respiratório, podem trazer complicações ou sequelas e até matar. Do ponto de vista individual, portanto, a vacinação diminui os riscos à saúde.

Já na perspectiva coletiva, imunizar-se é uma atitude que protege toda a comunidade, pois quebra as cadeias de transmissão viral e impede a lotação de hospitais e unidades de terapia intensiva.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba

Fonte:

Comentários

Anuncie Aqui