Capital do Nordeste: João Pessoa lidera aumento nos preços de venda de imóveis

A cidade de João Pessoa foi a Capital que registrou a maior alta nos preços de vendas de imóveis residenciais em fevereiro.

Por Vale do Piancó -PB em 10/03/2024 às 12:50:53
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A Capital da Paraíba registrou um aumento de 1,74% nos preços no último mês e foi seguida por outras capitais do Nordeste: Salvador (BA) vem em segundo lugar, com alta de 1,15%, seguida por Recife (PE), com avanço de 1,04%.

A média do Índice FipeZap foi de um avanço de 0,49% – terceira aceleração consecutiva de preços. A alta, no entanto, ficou abaixo dos dois principais índices de inflação observados pelo mercado imobiliário. O IGPM/FGV subiu 0,52% no mês, enquanto a prévia da inflação (IPCA-15) avançou 0,78%.

O que explica a alta em João Pessoa?

A alta de 1,74% em João Pessoa no Índice FipeZAP foi o maior avanço mensal na série histórica desde janeiro de 2018, quando a cidade começou a ser monitorada. No acumulado de 12 meses, a cidade registra valorização de 9,93% – o segundo maior avanço entre as capitais do Nordeste, atrás apenas de Maceió, que avançou 15,23%.

"O que pode explicar esse aumento acima da média nacional e de outras cidades na região, são fatores locais como a perspectiva de novos investimentos em infraestrutura portuária e aeroportuária na área", avalia Lucas Gerez, economista do DataZAP. "Dentre as obras em andamento, incluem-se drenagem, pavimentação, construção de pátio de contêineres, reforma do auditório e o programa Porto Cidade, que visa promover a saúde e o bem-estar da população de Cabedelo [cidade vizinha a João Pessoa]."

Portal da Capital

Fonte: blogchicosoares

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui