Médico Otávio Penna Braga recebe Cidadania Paraibana

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quinta-feira (14), para outorga do título de Cidadão Paraibano ao médico cardiologista Otávio Penna Braga, pelos "relevantes serviços prestados ao estado”.

Por Vale do Piancó -PB em 14/03/2024 às 21:22:33
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quinta-feira (14), para outorga do título de Cidadão Paraibano ao médico cardiologista Otávio Penna Braga, pelos "relevantes serviços prestados ao estado”. O evento proposto pela deputada Silvia Benjamin aconteceu no plenário "Deputado José Mariz" e contou com a presença da secretária-executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Governo do Estado, Priscila Benjamin; o prefeito de Areial, Adelson Gonçalves; e a ouvidora da Assembleia Legislativa, Arlenilde Aguiar, além de parentes, amigos e colegas de trabalho do homenageado.

A deputada Silvia Benjamin disse ter formulado essa homenagem pela história de dedicação e dos esforços de Otávio Penna Braga, "em sua extensa e competente trajetória no Estado da Paraíba”. “Seu trabalho lhe faz merecedor da outorga do Título de Cidadão Paraibano, sobretudo pelo zelo e eficiência com que conduz a sua vida profissional, seja na qualidade de médico, quanto de especialista em uma área tão carente, mas fundamental da saúde, dando orgulho a todos os paraibanos e paraibanas", disse.

 

O deputado Branco Mendes destacou o excelente trabalho que o médico Otávio Penna Braga desenvolve na Paraíba. “Seu trabalho tem destacado a Paraíba no cenário nacional dos transplantes cardíacos. É um médico respeitado, um médico que faz história, um homem que tem um legado de trabalho muito importante e que é muito merecedor de todas as honrarias. Eu não tenho dúvida que a Assembleia está fazendo justiça, homenageando um homem que tem relevantes serviços prestados à Paraíba", disse.

 

O médico Antônio Pedrosa, representando os amigos e colegas de trabalho do homenageado, ressaltou que a Paraíba ganha um cidadão honesto e dedicado. "A nossa equipe de cirurgia cardíaca ganhou um amigo fiel, um cirurgião companheiro, e os pacientes paraibanos ganharam um cirurgião dedicado a eles. O Dr. Otávio está conosco desde 2018, operando em vários hospitais aqui da capital e eu, como paraibano, me sinto muito contente, muito feliz com esse título de Cidadão Paraibano, que está sendo concedido a um jovem cirurgião que tem uma grande carreira pela frente e, com certeza, vai trazer benefícios à nossa população", declarou.

 

Dizendo-se honrado e lisonjeado pela homenagem, Otávio Penna Braga, afirmou que a homenagem representa um sentimento de gratidão, de alegria, para quem trabalha querendo ajudar as pessoas. "E povo paraibano a gente sente que conseguiu ser ajudado de alguma forma. Então, é um reconhecimento do trabalho e é uma gratidão também minha por esse povo que me permitiu trabalhar. Estou aqui fazendo o meu trabalho e exercendo a minha profissão e ajudando as pessoas”, declarou.

 

“É importante falar que esse trabalho é um trabalho de uma equipe muito grande, principalmente o transplante cardíaco, que é uma cirurgia extremamente complexa e tem inúmeros profissionais envolvidos nesse trâmite. Então, na participação do transplante, eu atuo junto com meus colegas, o Dr. Antônio Pedrosa e o Dr. Tiago Villanova. Nós fazemos toda essa parte de captação e implante. É uma cirurgia bastante complexa, onde as coisas acontecem meio que simultaneamente: ao mesmo tempo que uma pessoa está retirando o coração, o paciente que vai receber já está sendo preparado para isso. A alegria grande vem do seguinte sentido, esse tratamento não acontecia no estado há muitos anos e os pacientes tinham que recorrer a outros estados, eles iam para Pernambuco, São Paulo e muitos ficavam sem o tratamento. Então, agora eu posso dizer que sendo paraibano, também estou ajudando os paraibanos”, finalizou.

 

PERFIL DO HOMENAGEADO

 

Otávio Penna Braga nasceu em 23 de junho de 1984, em Belo Horizonte (MG). Tem 39 anos e é filho de Marcio Mendes Braga e Maria Cláudia Penna Braga (in memoriam), marido de Letícia e pai de Matias. Cursou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, hoje é Cirurgião Cardiovascular. Chegou à Paraíba em fevereiro de 2015, onde concluiu sua formação como cirurgião. Após ser aprovado em concurso público para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), de João Pessoa, optou por morar na capital paraibana. Em 2017, se juntou com os médicos Thiago Vila Nova e Antônio Pedrosa para formarem um grupo de cirurgia cardiovascular denominado Cardiocir, que começou a atuar no hospital Nova Esperança, Nossa Senhora das Neves e Unimed João Pessoa.

 

Desde 2019 atua no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita (PB), onde, paralelamente com o HNSN, participa do programa de transplantes retomado em 2018, com registros de 13 procedimentos realizados com sucesso.

Fonte: www.al.pb.leg.br

Tags:   Destaque
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui