Mato Grosso-PB. Saiba como está a se preparando a disputa pela Prefeitura nas Eleições 2024

Continuamos a série de matérias sobre as pré-eleições nas cidades do Médio Piranhas, Sertão da Paraíba.

Por Vale do Piancó -PB em 17/03/2024 às 12:46:17
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Continuamos a série de matérias sobre as pré-eleições nas cidades do Médio Piranhas, Sertão da Paraíba. Neste domingo, 17 de março, chegou a hora de falar sobre Mato Grosso, o 9º município que trazemos.

Sua população é de 2.538 habitantes segundo o censo 2022 do IBGE, sendo o segundo menor da região. Na Paraíba ocupa a colocação número 211. Os 30 anos de existência como cidade, serão completados no próximo dia 29 de abril. Anteriormente pertencia à vizinha Jericó.

O atual prefeito é Doca Lima, que foi reeleito em 2020, mas por motivos de saúde está afastado das atividades desde outubro de 2022. Ele é filiado no Republicanos.

Sua vice-prefeita, Gildava Lima vem exercendo a função de chefe do poder executivo desde então e será candidata a prefeita nas eleições deste ano. Sua base na Câmara Municipal tem 04 dos nove vereadores, incluindo o presidente do legislativo, Netinho Lima. Para a candidatura de vice, estão cotados Valdegízio Silvino (que já foi vice-prefeito entre 2013 e 2016) e o empresário Antônio Abelírio que concorreu à Prefeitura em 2020. Na próxima sexta-feira, 22 de março, um evento de filiação partidária para correligionários da prefeita será realizado, quando todos irão ingressar no PSB. Gildava conta com apoio dos deputados Júnior Araújo, Gervásio Maia e do governador João Azevedo.

A oposição conta com o atual e afastado prefeito Doca, que tem a maioria da Câmara, com cinco vereadores, mas não existe uma definição de quem será candidato. Há algumas semanas o nome provável para a disputa era do ex-vereador Denildo, mas por motivos pessoais acabou desistindo, com isso o ex-presidente da Câmara Municipal, Antônio de Duca recebeu o convite para concorrer à Prefeitura e deverá confirmar a decisão nos próximos dias. Esse grupo tem apoio do deputado federal Hugo Motta (Republicanos).

Porém, tem ainda o fato que o ex-prefeito Cláudio Oliveira (Progressistas) começou conversas apresentando também seu nome como opção pela oposição. Ele tem 04 mandatos de prefeito, dois em Mato Grosso (2001 à 2008) e dois em Jericó (2013 à 2020). Caso Antônio de Duca não aceite ser candidato, Cláudio pode se unir com o grupo de Doca Lima. Ele (Cláudio) enfrenta um processo que ainda tenta conseguir a aprovação de suas contas na Câmara Municipal de Jericó, lá o mesmo é aliado do prefeito Kadson Monteiro (PSB).

Em 24 de março falaremos sobre a pré-campanha em Paulista-PB.

Fonte: clintonmedeiros

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui