Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 PB

Desabamento de estrutura em casa de shows de João Pessoa: veja o que se sabe

.


Mais de 45 pessoas ficaram feridas e precisaram ser levadas para o hospital. Bombeiros afirmam que local não tinha autorização para o evento e Ministério Público abriu inquérito. Veja como ficou a estrutura da casa de shows que desabou em João Pessoa

A estrutura de uma casa de shows localizada no bairro Portal do Sol, em João Pessoa, desabou durante uma festa que era realizada na noite deste domingo (28). Ao todo, mais de 45 pessoas ficaram feridas e precisaram ser levadas para o hospital. O g1 explica o que se sabe sobre o caso até agora.

Estrutura de casa de shows desaba e deixa dezenas de feridos em João Pessoa

Quem era o responsável pelo evento

A casa de eventos tinha sido contratada pelo cantor Gustavo Sagaiz, que comemorava seu aniversário no local. De acordo com a nota da defesa do artista, estavam presentes na festa seus familiares, amigos e familiares.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o cantor responsabilizou a casa de eventos pelo acidente. Ele disse que não foi o palco do artista que desabou, mas a própria estrutura do local. O cantor destacou, inclusive, que foi o "grid de palco", que é uma estrutura metálica que fica na parte da frente, que evitou uma tragédia maior.

Em nota, a defesa do cantor afirma que todas as normas públicas e contratuais foram respeitadas. Também defendem que os responsáveis pelo incidente é a casa de shows.

Estrutura de show desabou durante festa em João Pessoa

Clilson Júnior/Arquivo Pessoal

O local da festa

A casa de eventos é a UP Garden, que fica localizada perto da Estação Ciência, no bairro Portal do Sol. Em nota, a defesa da empresa afirmou que a responsabilidade pela realização do evento não é deles porque apenas locaram o espaço físico.

A casa se colocou à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades competentes e colaborar de todas as formas possíveis para os esclarecimento dos fatos. A empresa também afirmou que está no aguardo de todas as perícias técnicas e o caminhar de todas as investigações pelos órgãos competentes.

O que diz o Corpo de Bombeiros

Na manhã desta segunda-feira (29), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foi até o local do acidente. Nenhum responsável pelo espaço foi localizado e não foi apresentado alvará de funcionamento ou documento que autorizasse a realização do evento. Assim, o local foi fechado por tempo indeterminado.

Depois, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros confirmou que a casa Up Garden Altiplano estava irregular e não tinha autorização para realizar eventos.

De acordo com o tenente-coronel Aragão, do Corpo de Bombeiros, a casa de shows já havia sido fiscalizada, notificada e autuada no mês de dezembro, quando foi realizado um outro evento no local. A multa aplicada foi no valor de R$ 4 mil.

Estrutura de casa de shows desaba e deixa mais de 45 pessoas feridas, no Altiplano

"Se ela funcionasse como ela foi concebida no projeto original, ela estava autorizada, porém houve uma modificação", destacou o representante do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, é de responsabilidade do proprietário do local dar entrada em um pedido de vistoria com uma antecedência mínima de dez dias quando vai ser realizado algum evento provisório, como uma festa ou show. Isso, no entanto, não havia sido realizado para o evento deste domingo.

"Em cada evento foi orientando que ele deveria solicitar a vistoria técnica. O proprietário estava ciente do que deveria ter feito", afirmou o tenente-coronel.

O corpo de Bombeiros também identificou descumprimento das as normas de segurança contra incêndio e pânico.

O que diz o CREA-PB

O presidente do Crea-PB, Renan Azevedo, relatou que a estrutura física que caiu durante o evento foi levantada recentemente, sem o acompanhamento de um profissional habilitado. "Se o projeto tivesse sido feito por um profissional habilitado, ele teria sido feito com um material adequado", disse.

O que diz a Polícia Civil

Segundo o delegado Allan Terruel, uma perícia no local está sendo feita para identificar as causas do acidente. "As primeiras informações que temos é que a parte de madeira que estava sendo sustentada pelas vigas de eucalipto eram muito pesadas. Isso, além do clima, e a vibração sonora, pode ter se somado e resultado no desabamento", disse.

Era possível ver a estrutura danificada nesta segunda-feira (29)

TV Cabo Branco/Reprodução

Para onde foram as vítimas

Das 47 pessoas feridas durante o show, 46 foram encaminhadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e uma foi para um hospital particular. Eram 24 mulheres e 23 homens entre 17 e 46 anos.

De acordo com o boletim médico do Trauma, pelo menos quatro pessoas continuam internadas no local, sendo dois homens e duas mulheres, com idades entre 20 e 42 anos.

Em sentido contrário, 42 pacientes já tinham recebido alta por volta de 17h no Trauma e uma do hospital privado.

Ferido relata momento do acidente

Um dos feridos no acidente, Alisson Júnior, narrou o que viveu na noite desse domingo (29):

"Nós escutamos um estrondo e em seguida vimos a estrutura do teto caindo", relatou.

Ele comentou que foi tudo muito rápido. E que, em pouco tempo, a estrutura da Up Gardem Altiplano estava no chão. Não deu tempo de se esquivar.

Vítima de acidente de casa de shows que deixou ao menos 44 feridos.

Reprodução/TV Cabo Branco

"Na hora eu dei um pulo para trás e uma das partes de madeira das colunas caiu na minha cabeça", contou em entrevista à TV Cabo Branco. Segundo ele, o acidente ocorreu por volta das onze horas da noite.

A vítima levou cinco pontos no joelho e quatro pontos na cabeça, além de ficar com arranhões pelo corpo. Ele foi liberado ainda na madrugada desta segunda-feira (29).

MPPB abre inquérito

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Meio Ambiente e Patrimônio Social, instaurou um inquérito civil para apurar o desabamento da estrutura da casa de shows.

No documento de instauração de inquérito, o órgão determinou a notificação do estabelecimento UP Garden para que suspenda imediatamente todas as atividades no local, além de ter requerido as licenças e autorizações para funcionamento e realização do evento que acabou ferindo mais de 40 pessoas.

O MPPB também pediu informações de órgãos competentes para concessões de licenças de funcionamento, para que consiga apurar se houve uma irregularidade na concessão dessas liberações para funcionamento.

Os órgãos oficiados pelo Ministério Público para conceder informações quanto às licenças, são:

Corpo de Bombeiros

Secretaria de Planejamento de João Pessoa

Secretaria de Meio Ambiente do Município

Superintendência de Administração do Meio Ambiente

Procuradoria Geral do Município

Todos os órgãos receberam prazos de cinco dias para disponibilizar as informações requeridas pelo Ministério Público.

Vídeos mais assistidos da Paraíba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!