'Geladeira solidária' doa alimentos para pessoas em vulnerabilidade social em parque de João Pessoa

Por Vale do Piancó -PB em 06/06/2021 às 11:31:42
Local já havia instalado 'Geladeiroteca', com doação de livros. Agora, moradores também podem deixar alimentos para pessoas em vulnerabilidade social. Projeto oferece alimentos em 'geladeira solidária' para pessoas em vulnerabilidade social no Parque Parahyba

Divulgação/Parque Parahyba

Oferecer comida para quem tem fome. Esta é a premissa da "Geladeira Solidária" instalada no Parque Parahyba, em João Pessoa. A iniciativa tem proporcionado alimento para pessoas em vulnerabilidade social que passam pelo local procurando o que comer.

De acordo com Dema Macedo, gestor do Parque Parahyba, o projeto surgiu após trabalhadores do local avistarem catadores de materiais recicláveis, que normalmente passam pela região em busca de objetos, procurando também por comidas nas lixeiras.

"Com a pandemia, cresceu o número de desempregados. Para manter o pão na mesa é comum encontrar catadores de materiais recicláveis, muitas das vezes famílias inteiras, catando sobra de comida nas lixeiras", explicou.

Juntamente com a professora Juliana Sá, Dema e a equipe deram vida à ideia de levar alimento às pessoas que passam pelo parque. Eles instalaram uma geladeira comum, onde moradores da região podem deixar pacotes de alimentos pra quem precisa.

"Faz cerca de dez dias que a geladeira foi instalada e os moradores estão colocando alimento lá. Fica difícil mensurar quantas pessoas estão colocando (os alimentos) porque é uma área pública. Mas, no mínimo, 25 famílias estão passando por lá e pegando os alimentos".

Projeto oferece alimentos em 'geladeira solidária' para pessoas em vulnerabilidade social no Parque Parahyba

Divulgação/Parque Parahyba

A orientação é que as pessoas peguem apenas a quantidade de alimentos que precisa. Não há uma vigilância assídua, mas ainda assim, até o momento nenhum furto foi registrado. Os próprios moradores, inclusive, orientam uns aos outros sobre as regras.

"Orientamos para que peguem o suficiente, pra deixar pro próximo também, tem uma placa com a proposta nesse sentido. Eles mesmos orientam uns aos outros. Muita gente diz que no Brasil tem vandalismo, mas graças a Deus está tudo bem por lá", disse o gestor.

Projeto oferece alimentos em 'geladeira solidária' para pessoas em vulnerabilidade social no Parque Parahyba

Divulgação/Parque Parahyba

Antes da Geladeira Solidária, o Parque Parahyba já possuía uma 'Geladeiroteca', há cerca de três anos. A geladeira com livros fica disponível no local para quem quer doar e buscar livros paradidáticos, de maneira espontânea. Agora, além de leitura, as pessoas também podem pegar o alimento que muitas vezes falta à mesa.

"A Geladeiroteca foi uma inspiração pra Geladeira Solidária. São no mínimo 25 famílias sendo atendidas em cerca de 10 dias, e tem dado certo. Você que vai ao supermercado, na volta ajude a abastecer nossa geladeira. É muito importante ", finalizou.

*Sob supervisão de Krys Carneiro

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba

Fonte:

Comentários

Anuncie Aqui