Receita Federal em João Pessoa alerta sobre inconsistências nas declarações do Imposto de Renda 2021

Por Vale do Piancó -PB em 21/07/2021 às 14:13:12
Projeto Cartas 2021 encaminhou o alerta para 6.272 contribuintes no estado da Paraíba. O objetivo é orientar contribuintes com a declaração do imposto de renda 2021 retida em malha. Receita Federal em João Pessoa alerta sobre inconsistências nas declarações do Imposto de Renda 2021

Agência Brasil

Por meio do Projeto Cartas 2021, a Receita Federal em João Pessoa está alertando os contribuintes sobre inconsistências nas declarações do Imposto de Renda 2021. O objetivo é avisar aos contribuintes que, em caso de erro na declaração apresentada, este é momento para providenciar a correção, enviando uma declaração retificadora.

Foram enviadas mais de 6 mil cartas entre os dias 9 e 12 do mês de julho. Em anos anteriores, essas cartas eram enviadas nos meses de setembro e outubro.

Regularizando a declaração antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, o contribuinte evita a autuação e cobrança de multas. Depois de receber intimação ou notificação, não é mais possível corrigir a declaração apresentada.

A declaração retida em malha é aquela que apresenta "pendência no extrato". Para saber a situação da declaração de imposto de renda (DIRPF) 2021 apresentada à Receita Federal, é necessário consultar o extrato do processamento da declaração, no serviço "Meu Imposto de Renda", disponível no e-Cac. Não é necessário comparecer às unidades da Receita Federal.

É importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi declarado. Além das pendências de malha, no menu "Meu Imposto de Renda" é possível verificar informações sobre restituição, pagamentos de cotas, débitos em aberto e as informações de exercícios anteriores.

O Projeto Cartas 2021 faz parte das ações institucionais da Receita Federal para incentivar a autorregularização, ou seja, a abertura de oportunidades para que o contribuinte possa resolver suas próprias pendências, evitando a cobrança de multas.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba

Fonte:

Comentários

Anuncie Aqui