Com shows de Wesley Safadão, ZĂ© Ramalho e Matheus & Kauan, São João de Santa Luzia, na PB, gera empregos e atrai turistas; veja programação

Por Vale do Piancó -PB em 23/06/2022 às 15:14:22
Festa acontece de 23 a 26 de junho, no novo Parque de Eventos, no Centro da cidade São João de Santa Luzia, na Paraíba, comemora 80 anos

Divulgação/Prefeitura de Santa Rita

O mais tradicional festejo junino da Paraíba está de volta. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, o São João de Santa Luzia retorna ao formato presencial a partir desta quinta-feira (26) até o próximo domingo (26) com grandes nomes da música regional e nacional, como Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Zé Ramalho e Zé Felipe.

A festa acontece no novo Parque de Eventos, no Centro do município. A área de 18 mil metros quadrados foi idealizada e construída pela atual gestão municipal com ampla estrutura para receber mais de 50 mil pessoas por dia e as grandes atrações que se apresentarão nos quatro principais dias da festa.

“Realizar o São João de Santa Luzia é um investimento para a cidade. Famílias esperam o ano inteiro pelo evento, que favorece diretamente a nossa economia local. Vamos celebrar os 80 anos da festa da melhor maneira possível. O impacto financeiro e a geração de emprego e renda que a festa trará são de grande importância para a população de Santa Luzia e da região inteira”, disse o prefeito José Alexandre de Araújo, conhecido como Zezé.

Desde o dia 1Âș de junho, Santa Luzia vem celebrando os 80 anos de seu São João, por meio de uma vasta programação cultural elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, Ciência & Tecnologia.

Estão sendo realizadas festas juninas em todas escolas públicas e privadas do município, além da "Sanfonada", com apresentações de diversos sanfoneiros; o “São João pra Banda Tocar”, com shows de seis bandas marciais da região; as noites culturais com apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos no Parque do Forró; a realização da 2ÂȘ edição da Corrida da Fogueira; e a entrega do Oscar Junino, evento que premia personalidades do município com envolvimento com a cultura e a festa em diversos segmentos profissionais.

A realização da festa é possível graças a viabilidade econômica e a potencialidade turística proporcionada pelo próprio evento. De acordo com dados apresentados pela gestão municipal sobre as três últimas edições presenciais do São João (de 2017 a 2019), para cada R$ 1 investido na festa, esse valor foi revertido em três vezes mais para a economia do município.

Sendo assim, foi permitido favorecer a geração de cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos nos principais dias de São João e um aumento considerável no fluxo de turistas no interior do município, por meio da lotação em todos os hotéis, pousadas e casas alugadas.

Para a edição deste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Luzia projeta um aumento superior a 75% no incremento das vendas pelo comércio varejista local, em relação a última edição presencial do São João de Santa Luzia, em 2019, que registrou cerca de 40 mil pessoas em cada noite da festa.

“Após dois anos de realizações de eventos virtuais, a festa junina mais tradicional do Brasil retornará definitivamente aos braços do povo. A Prefeitura de Santa Luzia investe na realização de um grande evento, digno dos seus 80 anos, pensando, principalmente, no retorno econômico que ela proporciona ao município e para a população da cidade”, comentou o prefeito.

PATRIMÔNIO CULTURAL

O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei Estadual nÂș 11.160/2018. O evento é citado como o mais tradicional festejo junino do Estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

PROGRAMAÇÃO

A programação principal começa nesta quinta-feira (23), com os shows de Geová do Acordeon, Woxton Nóbrega e Gil Mendes. Além desses, a abertura contará com Matheus & Kauan. A dupla é referência no sertanejo, com hits como “O nosso santo bateu”, “Que sorte a nossa” e “Te assumi para o Brasil”.

Já na sexta-feira (24), o público vai poder curtir a véspera de São João ao som de Naldinho Cunha, Amazan, Taty Girl e Zé Felipe. O filho do cantor Leonardo é um dos donos das atuais paradas de sucesso, com músicas-chiclete que misturam o sertanejo com uma batida eletrônica.

No dia seguinte, no sábado (26), o palco será do cantor Giulian Monte e da dupla Ícaro e Gilmar, revelação nacional do sertanejo, além do consagrado artista Zé Ramalho. O músico paraibano é conhecido por canções clássicas, como “Sinônimos”, “Chão de giz” e “Frevo mulher”.

Para o último dia de arrasta-pé, o São João de Santa Luzia recebe ainda Rodolfo Lopes, Forró D2 e Eliane. Porém, o show de encerramento da edição de número 80 será com Wesley Safadão, considerado um dos maiores nomes do forró atual.

Dia 23 de junho (Quinta-feira):

Matheus & Kauan;

Gil Mendes;

Woxton Nóbrega;

Geová do Acordeon.

Dia 24 de junho (sexta-feira):

Zé Felipe;

Taty Girl;

Amazan;

Naldinho Cunha.

Dia 25 de junho (sábado):

Zé Ramalho;

Ícaro e Gilmar;

Giulian Monte.

Dia 26 de junho (domingo):

Wesley Safadão;

Eliane;

Forró D2;

Rodolfo Lopes.

Fonte:

ComentĂĄrios

Anuncie Aqui