URGENTE: MPF recebe pedido de afastamento do Reitor, e outros servidores do IFPB acusados de tráfico de influência em sindicância que apura denúncia de assédio sexual

Por Vale do Piancó -PB em 24/07/2022 às 14:35:41
Divulgação

Divulgação

Foi encaminhado ao Ministério Público Federal pedido de afastamento dos servidores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), suspeitos de estarem obstaculizando, ou "boicotando", sindicância interna que apura os fatos ocorridos sobre tráfico de influência, crime de prevaricação, assédio sexual, e estupro de alunas de menores no IFPB Campus de Itabaiana na Paraíba.

Relata o pedido junto ao MPF:

- O Reitor do IFPB Cícero Nicácio, juntamente com a Pró-Reitora Mary Roberta, Pró-Reitor Manoel Macedo, o atual Diretor-Geral do IFPB Campus Itabaiana Luíz Henrique e a equipe da Reitoria, em conluio e maculação com o SINDICATO SINTEF-PB estão intervindo nos processos administrativos internos e externos (PAD's) e nas investigações do caso de Assédio Sexual, maculando, atrapalhando, assediando, interferindo, intimidando, perseguindo e ameaçando com o silêncio as testemunhas-chaves (...). Há um verdadeiro Tráfico de Influência no IFPB. Que seja solicitado, URGENTE, se possível, a medida protetiva e segurança para as testemunhas-chaves, além do MEC/PR-MPF, possa proceder o afastamento dos servidores para não intervir nas investigações. URGENTE.

Em 06 de julho de 2022, o Portal G1/PB publicou noticia dando conta que "Um professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocupava o cargo de diretor-geral do campus de Itabaiana, está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) na Paraíba e pelo Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de analisar denúncias de que ele teria assediado e mantido relações sexuais com uma série de estudantes menores de 18 anos. Antônio Isaac Luna de Lacerda deixou o cargo de diretor-geral e está suspenso de suas funções de professor enquanto durar a investigação.

- Todo o caso segue em sigilo por envolver pessoas menores de 18 anos e nem a PF nem o MPF se pronunciam sobre a tramitação das investigações.

- O MPF, no entanto, confirma que há uma investigação criminal em curso para investigar o professor, mas que só vai se manifestar quando ela for finalizada. O IFPB, por sua vez, também confirma as denúncias e explica que vem realizando um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e que enquanto esse durar Isaac Luna seguirá suspenso de suas funções. Promete celeridade e ampla defesa para todos os lados.

Até o fechamento desta matéria, o Portal REPORERPB não tinha conseguido contato com a Direção do IFPB para ouvir a versão dos citados. Fica o espaço aberto para os pronunciamentos dos querelados.

Fonte: Reporter PB

Tags:   Paraíba
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui