Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

Coreia do Norte diz estar pronta para mobilizar forças nucleares em caso de ameaça

Em discurso, Kim Jong Un criticou pela primeira vez o novo presidente da Coreia do Sul e condenou "atos hostis perigosos e ilegais" dos Estados Unidos


O líder norte-coreano Kim Jong Un disse que seu país está pronto para mobilizar sua força nuclear e combater qualquer ameaça militar dos Estados Unidos, e criticou o novo presidente da Coreia do Sul pela primeira vez, alertando que Seul está se aproximando do limite.

Kim discursou em um evento para marcar o 69º aniversário do armistício da Guerra da Coreia, que deixou as duas Coreias tecnicamente ainda em guerra, de acordo com a agência de notícias estatal KCNA nesta quinta-feira (28).

O embate com os EUA representa ameaças nucleares desde a guerra da década de 1950 e exigiu que o Norte realizasse uma "tarefa histórica urgente" de reforçar sua autodefesa, disse Kim.

"Nossas forças armadas estão totalmente preparadas para responder a qualquer crise, e a dissuasão de guerra nuclear de nossa nação também está pronta para mobilizar sua força absoluta com fidelidade, precisão e rapidez para sua missão", disse o líder.

Kim também denunciou o novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, pela primeira vez, acusando-o de ameaçar a segurança do Norte e o direito à autodefesa.

O gabinete de Yoon expressou profundo pesar pelas observações "ameaçadoras" de Kim, dizendo que a Coreia do Sul é capaz de responder "forte e efetivamente" a qualquer provocação a qualquer momento.

"Mais uma vez, pedimos à Coreia do Norte que siga o caminho do diálogo para alcançar a desnuclearização e a paz substantiva", disse a porta-voz de Yoon, Kang In-sun, em um briefing.

O discurso de Kim veio depois que autoridades de Seul e Washington disseram que Pyongyang completou os preparativos para realizar seu primeiro teste nuclear desde 2017.

O ministro da Unificação da Coreia do Sul que lida com assuntos intercoreanos disse na terça-feira (26) que há uma "possibilidade" do teste próximo ao aniversário do armistício, embora um oficial militar tenha dito que não há sinais imediatos disso.

Se prosseguir com o teste, a Coreia do Norte provavelmente enfrentará sanções mais fortes, visando principalmente suas capacidades de ataque cibernético, disse o ministro das Relações Exteriores sul-coreano na quarta-feira (27).

No discurso, Kim disse que Washington continua com "atos hostis perigosos e ilegais" contra o Norte e busca justificar seu comportamento "demonizando" o país.

A Coreia do Norte há muito acusa os Estados Unidos de padrões duplos sobre atividades militares e de adotar uma política hostil em relação a Pyongyang, dizendo que isso dificulta o reinício das negociações destinadas a desmantelar os programas nuclear e de mísseis do país em troca do alívio das sanções.

"As atitudes dos EUA estão levando as relações bilaterais a um ponto em que é difícil voltar atrás", afirmou Kim.

CNN Brasil

Armas nucleares Coreia do Norte Coreia do Sul Estados Unidos Kim Jong Un

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!