Setor Carnavalesco Sul recebe de 10 a 15 mil pessoas por dia

Por Vale do Piancó -PB em 19/02/2023 às 11:25:22

Com jovens de todas as idades, um dos blocos de Carnaval com maior quantidade de foliões é o do Setor Carnavalesco Sul, na SCS, que funciona todos os dias a partir das 10h, seguindo até às 22h. Por dia, são esperadas entre 10 a 15 mil pessoas por dia que terão circulado ali. (Confira a programação ao fim da matéria)

De acordo com um dos organizadores, Caio Dutra, o evento significa, além de um resgate à cultura brasileira, parte da formação de uma identidade própria de Brasília no Carnaval. "Pra gente é uma alegria muito grande essa volta depois de quase três anos sem Carnaval, que é a maior expressão da nossa cultura, da nossa identidade. É como uma retomada de uma construção de identidade, de quem a gente é, da nossa cidade. Estávamos com saudade", disse.

De acordo com ele, uma das dificuldades enfrentadas durante o período de restrições geradas pela covid-19 foi o sustento das equipes que contam com o Carnaval para garantir boa parte da renda para eventos. Este foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia, sendo um dos primeiros a pararem e alguns dos últimos a retornarem com muitas limitações sanitárias para evitar uma maior proliferação do vírus.

"Quando houve a pandemia, o sonho de criar uma memória, um legado, foi interrompido. Retornar agora simboliza a volta de perspectiva, esperança, a conservar nosso território", afirmou. "Carnaval para mim significa a maior expressão da cultura popular do nosso país, da nossa identidade. É a construção de um folclore, em Brasília principalmente. O Carnaval ajuda a descobrir quem somos."

O bloco do Setor Carnavalesco Sul acontece desde 2018, sendo esta a quarta edição - 2021 e 2022 não aconteceram devido à pandemia.

Celebrar a vida

O médico Rafael Marcos, de 33 anos, foi um dos que frequentou o local neste sábado (18). Como clínico geral, o profissional enfrentou a covid-19 na linha de frente dentro de hospitais do Distrito Federal. Poder frequentar a festa do Carnaval com a esposa e outros dois amigos para ele é especialmente simbólico, principalmente depois de tudo o que viu na Saúde nos últimos três anos.

O primeiro dia em bloquinhos desde ano foi neste sábado (18). Até terça-feira, a intenção é visitar outros centros de festejo. "Estava com saudade de poder reencontrar todo mundo, poder compartilhar essa afetividade e estar próximo um do outro. Isso estava fazendo falta na pandemia", disse. Caminhando pelo bloco, Rafael estava com uma camiseta do Homem-aranha e o amigo Matheus, de Batman.

"Podemos comemorar a vida de novo. Passamos por momentos de muita insegurança, de ficar afastado da família, de amigos, mas agora voltamos a ter um pouco de esperança. O que define o Carnaval é a alegria. Poder compartilhar com que amamos momentos felizes", finalizou Rafael.

Programação

Uma das atrações do bloquinho são as atividades para crianças em um espaço separado para os pequenos. Os pais que quiserem levar os filhos para correr, participar de oficinas, fazer pinturas, entre outras atividades, podem ir ao local de 10h às 14h.

Confira também outros shows e atrações para estes próximos dias de Carnaval no Setor Carnavalesco Sul:

Domingo 19/02  - das 10h às 22h

10h: Plataforminha da Alegria
13h: Relabuxo Elétrico
14h: Bloco Puxadinho
14h: Bloco Desmaiô/Calango Careta
15h: Confronto Soundsystem
16h: Bloco Folha Seca - Afro Percussivo
18h: Bloco da Carmela
19h: EletroManas

Segunda 20/02 - das 10h às 22h

10h: Plataforminha da Alegria
11h: Aparelhinho
14h: Bloco Divindades
14h: Bloco das Braba
15h: Orquestra Percussiva Obará
17h: Bloco Elétrico
17h: PUTZ Q"Bloco
17h: Palhaço Elétrico
18h: Bunda do Delírio
19h: Ventoinha de Canudo
20h: Forró Red Light

Terça 21 - das 10h às 22h

10h: Plataforminha da Alegria
13h: Banda Praga de Baiano
15h: Bloco Maria Fumaça
15h: Bloco Oxente Véi!
17h: Bloco Pega Ninguém
17h: Pop Up Drag
17h: Bloco da Drops
19h: Batukenjé
21h: Bloco Bora Coisar com Emília Monteiro

Fonte: jornaldebrasilia.com.br

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui