Governo inicia intervenção na barreira do Castelo Branco; moradores serão removidos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (DNIT – PB) autorizou nesta segunda-feira (18) o início das obras que visam solucionar o problema de desabamento na barreira do Castelo Branco, que fica no trecho da BR-230 entre a alça da Beira Rio e o viaduto da UFPB, em João Pessoa.

Por Vale do Piancó -PB em 18/12/2023 às 15:33:37
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (DNIT – PB) autorizou nesta segunda-feira (18) o início das obras que visam solucionar o problema de desabamento na barreira do Castelo Branco, que fica no trecho da BR-230 entre a alça da Beira Rio e o viaduto da UFPB, em João Pessoa. A obra contará com contenção com e drenagem.

O superintendente do DNIT na Paraíba, Arnaldo Monteiro, assegurou que serão investidos R$ 7,5 milhões de recursos já liberados pelo Governo Federal. Monteiro disse que a Prefeitura de João Pessoa será parceria na obra retirando os moradores que residem no topo da barreira. Ao Portal MaisPB, ele garantiu que o início será imediato e previsão de estar concluído em seis meses.

“Vai ser uma obra de contenção. Nós vamos fazer os gaviões, os revestimentos da barreira e a drenagem daquelas águas lá de cima que cai no alto. E a Prefeitura vai remover as casas e urbanizar a área de cima. Com isso, vai fazer com que nós não tenhamos o problema das erosões praticadas a cada inverno e obstruir a BR. Então vai ficar resolvido de vez com essa obra”, disse Arnaldo.

Como funcionará a retirada de moradores do local?

De acordo com o prefeito Cícero Lucena (PP), o método de retirada das pessoas da barreira do Cabo Branco será a compra assistida. Isso significa que 24 famílias que vão precisar se mudar terão direito a até R$ 115 mil para comprar uma casa onde quiser. A busca será feita pelo próprio dono da casa, em um ambiente que seja confortável, seguro e documentado.

“Nós já temos casos de várias pessoas que estão comprando apartamento no José Américo, no Geisel, em Mangabeira e estão se mudando com suas famílias para esses bairros. Então, nós damos a liberdade dele escolher o imóvel, tendo como prioridade fazer a escritura para a dona da casa como uma garantia de que ela possa ter o seu lar para cuidar dos seus filhos”, disse o prefeito.

Transtornos no Castelo Branco

O trecho que vai receber a obra é um dos principais gargalos para gestão pública, principalmente em dias de chuva. Devido ao desabamento de areia, o trânsito fica congestionado e acaba sendo impossibilitando a circulação de veículos.

“Em João Pessoa, basicamente a principal avenida da nossa cidade, que tem o maior número de veículos diariamente. Todo e qualquer ação nesse sentido é fundamental. Essa obra de contenção na barreira do Cabo Branco, que já nos trouxe tantos transtornos, é fundamental. Esse trabalho que o DNIT está assumindo na BR-230 é muito importante, para que a tratar de um assunto que é fundamental para vida do pessoense, que é mobilidade urbana”, celebrou o prefeito Cícero Lucena.

MaisPB

Fonte: https://www.maispb.com.br

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui