ALPB é a única do Brasil a participar da instalação da Comissão dos ODS da Agenda Global da ONU 2030

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) marcou presença na solenidade de instalação da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que aconteceu nesta terça-feira (19), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Por Vale do Piancó -PB em 19/12/2023 às 18:36:58

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) marcou presença na solenidade de instalação da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que aconteceu nesta terça-feira (19), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento teve como objetivo fortalecer o compromisso do Brasil com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece 17 metas globais para o desenvolvimento sustentável. A ALPB foi a única Casa Legislativa Estadual do país a participar do evento, por ser pioneira na adoção e no monitoramento da Agenda 2030 no âmbito do parlamento.

A ALPB foi representada pelo secretário geral da Mesa, o servidor Thiago Cavalcanti, e pelo ex-deputado estadual Buba Germano, que foram convidados pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, para representar a Casa de Epitácio Pessoa.

O presidente Adriano Galdino ressaltou a posição de vanguarda que a "Casa de Epitácio Pessoa" ocupa no cenário político brasileiro. "A ALPB foi a primeira a se incorporar à Agenda 2030 da ONU, movimento de dimensão mundial. Isso é muito importante. Nós estamos fazendo história e estamos sendo referência não só para o Nordeste, mas o Brasil também", completou.

A solenidade desta terça-feira contou com a presença da primeira dama do Brasil, Janja Lula da Silva; do ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Marcio Macedo; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; além de outras autoridades do governo federal, representantes da sociedade civil, do setor privado e de organismos internacionais.

Thiago Cavalcanti destacou a importância da participação da ALPB no evento, que representa mais um passo para o aprofundamento de sua atuação na implementação da Agenda Global das Nações Unidas. "Nós fomos convidados para o evento porque nós somos pioneiros no âmbito do parlamento a adotarmos oficialmente essa agenda e desenvolvemos dentro dessa agenda uma plataforma de monitoramento dos índices de desenvolvimento sustentável que são abrangidos pelo programa. Então diante disso, com a instalação da Comissão, que envolve tanto segmentos da sociedade civil como representantes do governo, nós fomos convidados para participar e também atuar mais fortemente como atores no desenvolvimento desse programa, dessa agenda", afirmou.

O ex-deputado Buba Germano, que foi um dos idealizadores da Frente Parlamentar em Defesa dos ODS na ALPB, ressaltou o papel da Casa

na promoção do desenvolvimento sustentável na Paraíba e no Brasil. "A ALPB tem sido uma referência nacional na questão dos ODS. Nós estamos muito felizes em representar o presidente Adriano Galdino e a Assembleia da Paraíba nesse evento tão importante. A ALPB hoje é a única do Brasil abraçou essa causa, constituiu comissão através de projeto de resolução, mexeu no regimento interno. Isso graças à sensibilidade do presidente Adriano, que percebeu a importância de estar sintonizado com esta agenda”, resumiu.

A Agenda 2030 é um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros.

Fonte: www.al.pb.leg.br

Tags:   Foto Manchete
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui