Sessões itinerantes da ALPB fortalecem participação da sociedade na elaboração de leis

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) encerra este ano de 2023 comprovando os benefícios do projeto Assembleia Itinerante, que torna o Poder Legislativo mais transparente e próximo da população.

Por Vale do Piancó -PB em 21/12/2023 às 15:40:59

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) encerra este ano de 2023 comprovando os benefícios do projeto Assembleia Itinerante, que torna o Poder Legislativo mais transparente e próximo da população. De janeiro a dezembro, foram mais de 20 municípios paraibanos contemplados – do litoral ao Sertão – com cerca de 50 eventos do Legislativo estadual, entre sessões, reuniões e audiências públicas.

No decorrer do processo de interiorização, os deputados estaduais ouviram os anseios e reivindicações da população, de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada, potencializando os cerca de 13 mil projetos de leis votados pela Casa de Epitácio Pessoa este ano. Entre as demandas recebidas estão investimentos nas áreas agronegócio, direitos da pessoa com deficiência, desenvolvimento sustentável, estiagem, infraestrutura, saúde e educação, entre outros. Além das sessões e audiências itinerantes, a ALPB também participou de 16 reuniões do Orçamento Democrático, que percorreu as 14 regiões geoadministrativas do estado entre julho e setembro. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, a presença do Poder Legislativo no interior mostra mais uma vez a importância da interação com a sociedade civil organizada.

"Os resultados realmente são satisfatórios. Nós promovemos a Assembleia de uma forma democrática, com abertura total e a participação das lideranças, das entidades, da sociedade organizada. É algo que realmente mexe com as estruturas dos municípios e da região", destacou.

O projeto Assembleia Itinerante é uma das prioridades da Casa Epitácio Pessoa, que tem investido, cada vez mais, na interação direta entre o Legislativo e a população. Além de entender melhor as necessidades da população e as especificidades das regiões paraibanas, a iniciativa também é uma oportunidade para que todos acompanhem a produção dos representantes do povo e como funcionam as atividades legislativas. "Também é uma forma da Casa Epitácio Pessoa intermediar o diálogo entre autoridades, sociedade civil organizada e os três Poderes, potencializando, ainda mais, a elaboração de políticas públicas efetivas", finalizou Adriano Galdino.

Fonte: www.al.pb.leg.br

Tags:   Foto Manchete
Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui