Retrospectiva 2023: relembre notícias boas que marcaram a Paraíba

.

Por Vale do Piancó -PB em 31/12/2023 às 08:29:49
Em 2023, uma filha emocionou ao ninar a mãe com alzheimer e um motorista criou uma biblioteca móvel para incentivar crianças a ler. Relembre as notícias que marcaram a Paraíba em 2023

Reprodução

Muitas histórias marcaram os paraibanos em 2023 pela sensibilidade ou por ser tão inusitada que ninguém imaginaria ser possível. Quem diria que uma cachorra atravessaria a cidade para encontrar o petshop em que foi adotada ou que uma mãe daria à luz uma criança em uma estação de trem, um dia depois de descobrir que estava grávida?

O g1 relembrou as histórias que mais emocionaram e inspiraram a Paraíba. O assunto também é tema do Paraíba Comunidade deste domingo (31), nas TVs Cabo Branco e Paraíba. Confira:

Cadela foge de hotelzinho e volta para o pet shop em que foi adotada

Cadelinha Tereza fugiu do hotelzinho e voltou para o petshop em que foi adotada, em João Pessoa

Arquivo pessoal/Vanessa Holanda

A cadela Tereza fugiu do hotelzinho em que estava, no bairro dos Ipês, em João Pessoa, e voltou para o pet shop em que foi adotada no bairro do Geisel, em João Pessoa. Tetê, como é chamada, ficou sumida por sete dias e percorreu cerca de 13km na capital. Ela saiu do hotelzinho no dia 14 de março, mas só chegou ao pet shop uma semana depois, no dia 22 de março.

Com uma obra no apartamento, os tutores deixaram a cadela em um hotelzinho para pets. No último dia 14 de março, a tutora entrou em contato com o hotelzinho para saber se tudo estava bem, mas foi informada que a cadela havia fugido. "Disse que ela pulou o cercado e saiu correndo muito desesperada", conta.

Cadela volta para petshop em que foi adotada, em João Pessoa

Após sete dias, na quarta-feira (22), Tereza chegou ao pet shop que a resgatou da rua e onde foi adotada, no bairro do Geisel. "A gente estava tomando café da manhã quando o pessoal do pet shop ligou para dizer: 'Tetê apareceu aqui'", relata.

A chegada de Tereza foi registrada por câmeras de segurança do estabelecimento.

Relembre a história da cadela que fugiu de hotelzinho e andou 13km de volta a pet shop

O transplante de coração de Andrezza

Andrezza Soares Silva entrou na fila de transplante de coração devido a um problema nas válvulas do órgão

Reprodução: Arquivo pessoal

Andrezza Soares Silva, de 29 anos, aguardou na fila por seis meses até receber uma ligação que confirmou a doação de um coração compatível com seu corpo, no mês de julho.

Ela entrou na fila de transplante devido a um problema nas válvulas do coração, que deveria ter sido resolvido com uma cirurgia de troca das válvulas. Porém, o órgão estava muito grande e mesmo com o procedimento ela continuou com sintomas de cansaço grave. Segundo ela, tinha dificuldade para falar, tomar banho, segurar a filha no colo e até dormir.

Um mês após a cirurgia de transplante cardíaco, ela voltou a fazer atividades cotidianas, mas na época ainda aguarda liberação médica para realizar desejos simples: andar de bicicleta e segurar a filha no colo. Na época, seu sonho também era conhecer a família do doador do seu coração.

O g1 conversou novamente com Andrezza nesta sexta-feira (29) e ela contou que já está liberada pelos médicos para andar de bicicleta e segurar a filha no colo, além de fazer outras atividades, mas tudo deve ser feito aos poucos.

Após 5 meses do transplante do coração, Andrezza já consegue segurar sua filha no colo

Reprodução/Arquivo pessoal

De acordo com Andrezza, ela viveu o melhor Natal porque não passou mal e comeu o que desejava. Para o novo ano, ela deseja realizar três grandes sonhos: reformar sua casa própria - porque está morando de aluguel após as paredes da sua propriedade ameaçarem cair -, ganhar uma bicicleta e ainda quer conhecer a família do seu doador.

Mulher dá à luz bebê em estação de trem

Uma mulher, de 27 anos, deu à luz na Estação Ferroviária Jardim Camboinha, em Cabedelo, um dia depois de descobrir a gravidez. A mãe entrou em trabalho de parto a caminho da primeira consulta pré-natal.

Larissa da Silva dos Santos descobriu que estava grávida após fazer um exame de sangue no dia 22 de agosto, mas não sentia nenhum sintoma da gravidez. No dia seguinte, acompanhada do marido e dos outros quatro filhos, ela pegou o trem para consulta pré-natal.

A mulher começou a sentir dores por volta das 7h30, já em trabalho de parto, e pediu para o marido levá-la até o banheiro da estação de trem, onde o menino Levi nasceu aos 9 meses.

Mulher não sabia que estava grávida e dá a luz em estação ferroviária em Cabedelo

Paraibana que estava em Israel durante conflito volta para o Brasil

A paraibana Tânia Cunha, de 59 anos, estava em Jerusalém, em Israel, quando estourou o conflito entre Israel e o Hamas. Ela fez aniversário em meio à tensão da guerra e estava na expectativa de voltar para casa. Tânia chegou na manhã do dia 11 de outubro à Paraíba e, muito emocionada, disse que nunca vai esquecer os dias que viveu no país.

"Foram dias difíceis. Nós tivemos três dias bem complicados e só vivenciando é que a gente tem ideia da dimensão do que se passa com a guerra", afirmou Tânia Cunha.

Duas paraibanas chegam em Brasília no avião que resgatou brasileiros em Israel

Tânia estava há uma semana em Israel e embarcou no dia 10 de outubro de Tel Aviv, capital do país, até Brasília. A mulher chegou ao Brasil por volta das 4h da manhã e desembarcou no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, às 11h.

Eclipse solar anular

Em Araruna, no interior da Paraíba, onde aconteceu encontro nacional de Astronomia, eclipse foi registrado

Felipe Sérvulo

No dia 14 de outubro, a Lua cobriu parte do disco solar, deixando visível apenas um anel de luz visível. A Paraíba foi um dos melhores lugares para as pessoas acompanharem o eclipse solar anular, e João Pessoa foi a melhor capital do Brasil para presenciar o evento, devido à sua localização geográfica e pela forma como o fenômeno astronômico aconteceu.

O casal João Paulo Amui e Aysla de Albuquerque adaptou o próprio casamento para o eclipse solar anular, que aconteceu durante a cerimônia, em Cabedelo, no litoral da Paraíba. Os cerca de 200 convidados receberam durante a cerimônia de casamento óculos de proteção especial para visualizar o fenômeno.

"Tentamos achar uma data que cabia pro pessoal vir e a gente optou pelo (período) do feriado (de Nossa Senhora Aparecida). Mas os astros nos presentearam com esse fenômeno maravilhoso. Foi uma coincidência", disse João Paulo, médico natural de Minas Gerais.

Casal se casou neste sábado (14), dia do eclipse

Hebert Araújo

Outra história emocionante é a do físico Hélio Vital, carioca de 66 anos e um dos maiores especialistas em eclipse no Brasill. Há 83 anos, o pai dele presenciou um eclipse total na Paraíba e, agora, como profissional, Hélio deu seguimento à "tradição" vendo o "anel de fogo" no mesmo estado.

Relembre eclipse solar anular que reuniu pesquisadores e astrônomos em Araruna

O especialista formado em física e com doutorado em energia nuclear, contou que o último eclipse de caráter central, ou seja, que pode ser total ou anular, que teve boa visibilidade no estado, foi em 1940, quando o pai tinha 7 anos. O filho que hoje é apaixonado por astronomia disse que a história do pai marcou a própria memória dele.

"Ele morava em Cabedelo e me contou que realmente o ambiente, de repente, ficou escuro, e o comportamento dos animais se modificou. As galinhas voltaram para o galinheiro, se esconderam, e as pessoas na rua se surpreenderam, porque a queda na iluminação foi muito grande", explicou.

Hélio Vital é um físico carioca, que vai assistir ao eclipse solar anular na Paraíba, mesmo local onde o pai dele viu um eclipse total há 84 anos

Hélio Vital/Acervo pessoal

A biblioteca móvel de Ouro Velho

A TV Cabo Branco também contou em outubro a história do motorista Márcio Menezes, que criou uma "biblioteca móvel" para incentivar a leitura de crianças dentro do ônibus escolar enquanto aguardam até chegar na escola.

Ele começou o projeto neste ano após um aluno abrir um livro dentro do ônibus e perceber o interesse e a curiosidade das outras crianças. A biblioteca é um sucesso entre as crianças, educadores e pais.

"Tem hora que eu penso que não tem ninguém dentro do ônibus, mas é que vai todo mundo lendo", afirmou o motorista.

Motorista incentiva crianças a ler dentro de ônibus escolar

Filha nina nos braços mãe com Alzheimer

Confira relação de amor entre mãe e filha que viralizou na internet

Em novembro viralizou um vídeo em que uma filha ninava a mãe com Alzheimer, em um hospital de Campina Grande. A filha Maria de Lurdes cuida de Dona Francisca, de 92 anos, desde o diagnóstico.

Quando o vídeo foi gravado, a filha estava tentando acalmar a mãe antes de um exame no Hospital Dom Pedro I. O vídeo foi gravado pela enfermeira Francisca Medeiros, que trabalha na unidade hospitalar.

"Eu achei uma cena de amor, uma cena de entrega, aquela cena de doação, onde você de fato se dispõe a dar o seu melhor. Eu não imaginei que ia tomar essa repercussão.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte:

Comentários

Anuncie Aqui