Estiagem: 637 mil pessoas foram afetadas no Amazonas

No Amazonas, 637 mil pessoas foram afetadas pela estiagem, conforme indica o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta quinta-feira (25).

Por Vale do Piancó -PB em 27/01/2024 às 14:22:04

No Amazonas, 637 mil pessoas foram afetadas pela estiagem, conforme indica o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta quinta-feira (25). De acordo com as informações, todos os 62 municípios amazonenses continuam em situação de emergência devido à seca.

André Di Francesco, advogado e mestre em economia, informa que nos últimos anos, a região Amazônica sofreu de secas extremas. "Isso tem consequências devastadoras. Em primeiro lugar, a seca contribui para os incêndios florestais. A falta de chuva torna a floresta mais suscetível a incêndios, que além de destruí-las, liberam grandes quantidades de óxidos de carbono na atmosfera."

O advogado destaca que a seca também ameaça a biodiversidade da Amazônia, já que a floresta abriga espécies que podem não ter sido descobertas. Para ele, a seca, junto com o desmatamento, está levando muitas dessas espécies à extinção.

"A seca também tem impactos sociais e econômicos profundos. Milhões de pessoas vivem na Amazônia e dependem da floresta para sua subsistência. A seca afeta a disponibilidade de recursos como a água e alimentos, tornando a vida mais difícil para essas comunidades", ressalta.

Francesco explica que o reflexo direto na atividade econômica ocorre com a quebra das safras, que tem como consequência o aumento no preço dos alimentos que compõem a cesta básica.

Nível dos rios

O 3º boletim de alerta hidrológico da bacia do amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), mostra que:

  • Em Manaus, o nível atual do rio Negro é de 20,65 metros
  • Em Rio Branco, o nível atual do rio Acre é de 6,8 metros
  • Em Porto Velho, o nível atual do rio Madeira é de 7,37 metros

Leia mais:

Reforma: IPI foi mantido para garantir competitividade da Zona Franca de Manaus

]]>

Fonte: https://brasil61.com

Comunicar erro

Comentários

Anuncie Aqui